Cecon e entidades oferecem atividades físicas, culturais ou artísticas e assistenciais
Aquela imagem de uma vovozinha que passa o tempo todo na cadeira de balanço está com os dias contados se depender do fôlego da aposentada Shirley Aparecida Lopes Enevan. Ela é uma das integrantes do Centro de Convivência (Cecon) Nova Rússia que oferece atividades físicas e de entretenimento para idosos. “Eu me sinto muito feliz ali, participando com as amigas. A gente adquire novos conhecimentos, faz novas amizades e isso é muito bom”. E a agenda dela na instituição é longa, ela faz hidroginástica e afina a voz no coral semanalmente.
No Paraná, o índice de envelhecimento, segundo o IBGE, é de 57,58 pessoas com mais de 60 anos para cada 100 pessoas menores de 15 anos, em 2022. A projeção para daqui a dez anos, é que o mesmo índice chegue a 87,98. Dados do município indicam que a população idosa de Ponta Grossa é superior a 22 mil, segundo a Fundação Municipal de Promoção ao Idoso. Devido a demanda crescente dessa parcela da população, as unidades Cecon integram ações desenvolvidas pela Prefeitura de Ponta Grossa através da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG).
Idosos jogam bocha na praça Getúlio Vargas através do Departamento do Idoso da Fundação PROAMOR | Foto: Arquivo Lente Quente por Vitor Ribas (2014)
Ao todo são oito unidades no município que oferecem atividades, atendimentos de saúde e serviços jurídicos. “O Cecon do bairro Nova Rússia é referência na cidade devido a oferta não somente de serviços como assistência social e advogados, mas também atividades complementares como hidroginástica, academia, coral, entre outras”, afirma Sirlei de Fátima dos Santos, representante da FASPG. Outra idosa que participa da iniciativa é Madalena. Ela também frequenta as aulas de hidroginástica que foram suspensas nos momentos mais críticos da pandemia. “Eu participei da hidro antes da pandemia e percebia que todos que participavam gostavam muito. Espero que volte logo”, avalia. O Cecon é uma das ações do Plano Municipal da Pessoa Idosa, uma iniciativa de políticas públicas do município que começou em 2017 e segue em atividade ao menos até 2025.
Além das iniciativas da Prefeitura, outras entidades também realizam atividades com idosos. O Serviço Social do Comércio (Sesc), de Ponta Grossa, desenvolve “Trabalho Social com Idosos”. A coordenadora do grupo Jaqueline Wolski mostra a importância de atingir este público. “A parcela da população idosa têm maior necessidade de se sentir produtiva e útil”, avalia a coordenadora. Uma das participantes do grupo é a aposentada Terezinha Schrader. Ela também tem agenda cheia quando participa das ações do projeto, são aulas de artesanato, crochê e integra o coral. “Os grupos promovem acesso à cultura, arte, esporte, lazer e oportunidades que muitos de nós não tivemos durante a juventude, mas que agora podemos aproveitar”, afirma.
Ficha Técnica:
Reportagem: Maria Luiza Pontaldi
Edição e publicação: Kathleen Schenberger
Supervisão de produção: Muriel E. P. do Amaral
Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira e Marcelo Bronosky