Cecon e entidades oferecem atividades físicas, culturais ou artísticas e assistenciais 

Aquela imagem de uma vovozinha que passa o tempo todo na cadeira de balanço está com os dias contados se depender do fôlego da aposentada Shirley Aparecida Lopes Enevan. Ela é uma das integrantes do Centro de Convivência (Cecon) Nova Rússia que oferece atividades físicas e de entretenimento para idosos. “Eu me sinto muito feliz ali, participando com as amigas. A gente adquire novos conhecimentos, faz novas amizades e isso é muito bom”. E a agenda dela na instituição é longa, ela faz hidroginástica e afina a voz no coral semanalmente. 

No Paraná, o índice de envelhecimento, segundo o IBGE, é de 57,58 pessoas com mais de 60 anos para cada 100 pessoas menores de 15 anos, em 2022. A projeção para daqui a dez anos, é que o mesmo índice chegue a 87,98. Dados do município indicam que a população idosa de Ponta Grossa é superior a 22 mil, segundo a Fundação Municipal de Promoção ao Idoso. Devido a demanda crescente dessa parcela da população, as unidades Cecon integram ações desenvolvidas pela Prefeitura de Ponta Grossa através da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG). 

14929446266 41122e7363 k

Idosos jogam bocha na praça Getúlio Vargas através do Departamento do Idoso da Fundação PROAMOR | Foto: Arquivo Lente Quente por Vitor Ribas (2014)

Ao todo são oito unidades no município que oferecem atividades, atendimentos de saúde e serviços jurídicos. “O Cecon do bairro Nova Rússia é referência na cidade devido a oferta não somente de serviços como assistência social e advogados, mas também atividades complementares como hidroginástica, academia, coral, entre outras”, afirma Sirlei de Fátima dos Santos, representante da FASPG. Outra idosa que participa da iniciativa é Madalena. Ela também frequenta as aulas de hidroginástica que foram suspensas nos momentos mais críticos da pandemia. “Eu participei da hidro antes da pandemia e percebia que todos que participavam gostavam muito. Espero que volte logo”, avalia. O Cecon é uma das ações do Plano Municipal da Pessoa Idosa, uma iniciativa de políticas públicas do município que começou em 2017 e segue em atividade ao menos até 2025.

Além das iniciativas da Prefeitura, outras entidades também realizam atividades com idosos. O Serviço Social do Comércio (Sesc), de Ponta Grossa, desenvolve “Trabalho Social com Idosos”. A coordenadora do grupo Jaqueline Wolski mostra a importância de atingir este público. “A parcela da população idosa têm maior necessidade de se sentir produtiva e útil”, avalia a coordenadora. Uma das participantes do grupo é a aposentada Terezinha Schrader. Ela também tem agenda cheia quando participa das ações do projeto, são aulas de artesanato, crochê e integra o coral. “Os grupos promovem acesso à cultura, arte, esporte, lazer e oportunidades que muitos de nós não tivemos durante a juventude, mas que agora podemos aproveitar”, afirma.

Ficha Técnica: 

Reportagem: Maria Luiza Pontaldi

Edição e publicação: Kathleen Schenberger

Supervisão de produção: Muriel E. P. do Amaral

Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira e Marcelo Bronosky