Susto, estresse elevado e convulsões são algumas das reações causadas devido ao estampido dos foguetes

O fim do ano se aproxima e com ele a clássica queima de fogos. O que para uns é celebração, para outros um pesadelo e motivo de medo, principalmente para quem é tutor de animais de estimação. É comum ver nas redes sociais nesta época do ano internautas reclamando sobre o barulho provocado pelos rojões e foguetes, situações em que os pets sofrem os estrondos e barulhos exagerados.

Claudete Mesquita dos Santos é responsável por coordenar a ONG SOS Bichos, que abriga e doa animais de estimação. Ela revela que quando o abrigo da instituição era na área urbana, o barulho dos fogos causava alvoroço nos animais. “Geralmente começava por volta das 23 horas e ia até às quatro da manhã”, lembra. O mal-estar entre os animais foi motivo para que a instituição fosse alocada para região rural da cidade.

CACHORRO Milena Oliveira

Animais domésticos se sentem ameaçados devido ao barulho dos fogos e donos precisam estar atentos aos cuidados | Foto: Milena Oliveira

Por já saberem como os animais se comportam durante a queima de fogos, os funcionários da ONG se organizavam para minimizar os efeitos. “A maioria deles tem medo de trovões, de raio, de foguete, então antes de começar o ano novo, a gente os colocava num quarto, onde ficavam voluntários junto com eles”, afirma Santos.

Durante a madrugada da noite de réveillon, Claudete presenciou diversas situações desagradáveis. “Alguns animais ficaram desesperados e chegavam a tremer. Já tiveram casos que foi necessário levar o animal a uma clínica porque estava convulsionando e um outro caso em que o animalzinho faleceu por causa dos fogos. Agora estamos na área rural e aqui quase não tem barulho de fogos”, relata.

A estudante de Veterinária Natália Queiroz também já vivenciou momentos de desespero com animais por causa da queima de fogos, quando estagiava em uma clínica veterinária. “Eu estava de plantão no estágio no ano novo de 2020 e começaram a soltar fogos. Os animais ficaram desesperados nas baias. Tinha um cachorro que se jogava na porta de vidro para tentar sair. É um momento muito desesperador, tanto para eles como para a gente”, afirma Queiroz.

A estudante explica que essa reação acontece porque o ouvido dos animais percebe frequências maiores do que o ouvido humano. “Eles conseguem escutar sons muito mais distantes do que nós. Por essa razão, quando soltam fogos, os animais escutam esses barulhos muito mais alto do que a gente e isso os deixam assustados. Eles não entendem o que está acontecendo”, revela. Ela também diz que esse estresse causado pelo barulho pode desencadear outros problemas, como por exemplo, ataque cardíaco.

Ações para ajudar os pets
Para diminuir os efeitos dos fogos, o tutor pode tomar algumas atitudes, por exemplo, preparar um canto mais reservado e confortável da casa para o animal. Caso o pet fique do lado de fora da casa, no momento da queima de fogos o adequado é levá-lo para dentro e fazer companhia até que o estresse passe.

A vereadora Josi Kieras (Psol), apresentou o Projeto de Lei 16/2021, que proíbe a queima de fogos de artifício de alto estampido no município de Ponta Grossa. O objetivo do projeto é amparar animais domésticos e pessoas autistas que podem sofrer prejuízos devido ao barulho excessivo dos fogos. Inicialmente o PL estava com a votação prevista entre os dias 12 e 14 de dezembro, mas foi adiada para 2023.

Ficha Técnica:
Reportagem: Levi de Brito