A diferença de preços nas roupas são mais perceptíveis nos bolsos do público feminino
Nem todos os produtos e serviços comercializados têm o mesmo preço se comparado entre homens e mulheres. O que cria tal diferença de preço entre os mesmos objetos e serviços é o fenômeno chamado Pink Tax (taxa rosa), uma prática do mercado que consiste em comercializar produtos femininos com valores elevados, enquanto produtos masculinos saem mais em conta.
O setor de vestuário feminino chega a ser 17% mais caro, conforme revela a pesquisa do Professor Fábio Mariano, apresentada na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A fotógrafa ponta-grossense, Lorena Laurinho, sente no bolso o efeito da pink tax quando observa as araras das lojas de roupa. “Fui comprar uma roupa para usar no Natal e me assustei com os preços. Por curiosidade olhei as roupas masculinas, além de bonitas e de boa qualidade, são bem mais baratas que as femininas”, relata. A fotógrafa ainda faz comparações entre blusas masculinas e femininas. “Muitas vezes preferi comprar blusas no setor masculino por conta do preço, além da estética”, completa.
Acessórios e roupas estao entre os produtos que têm preços mais elevados | Foto: Mariele Morski / Arquivo Periódico
Comerciante há mais de 14 anos, Izabel Lima de Maria, explica os possíveis motivos que tornam o vestuário feminino mais caro do que o masculino. “As roupas voltadas para mulheres possuem mais detalhes que as roupas dos homens, e isso influencia no preço final”, explica. Izabel afirma que as clientes percebem a diferença de valores e, mesmo assim, levam as peças femininas.
Engana-se quem acha que a Pink Tax está presente somente nas roupas. Ela também atinge acessórios femininos. Evaldo Camargo foi surpreendido ao ajudar uma amiga a escolher uma aliança de namoro. “Acho que já é um consenso de que roupas e produtos de higiene masculinas são mais baratas, mas quando fui a joalheria com a minha amiga e a vendedora nos disse que a aliança feminina custava quase o triplo da masculina, aquilo me deixou horrorizado”, estranhou Camargo.
Para além dos acessórios e das vestimentas, a Pink Tax também esteve presente em procedimentos estéticos em salões de beleza. Segundo a pesquisa do professor Fábio Mariano, os produtos de higiene femininos eram considerados 4% mais caros que os masculinos. Porém, segundo a cabeleireira Juliana Maichaki, atualmente o custo dos produtos de higiene é o mesmo para ambos os gêneros. “Acredito que pelo fato dos homens serem mais vaidosos, a indústria de cosméticos viu vantagens em igualar os preços”, completa.
Com relação aos procedimentos, a cabeleireira diz que o preço final é definido com base no tempo gasto. “Se vier uma mulher com cabelo curto fazer luzes, o valor será definido com base no processo. O mesmo é considerado para meus clientes homens, pois eu busco considerar o valor dos produtos, tempo gasto, comprimento do fio, independente de ser homem ou mulher”, afirma.
Ficha Técnica
Reportagem: Leriany Barbosa
Edição e publicação: Ana Luiza Berteli Dinbarre e Heryvelton Martins
Supervisão de produção: Muriel E. P. Amaral
Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira e Marcelo Bronosky