Apesar do bom desempenho, ranking mostra precariedade na área da saúde e educação

Ponta Grossa aparece pela primeira vez entre as 100 cidades mais inteligentes do país na oitava edição do ranking elaborado pela plataforma Connected Smart Cities (CSC), divulgado em outubro de 2022. O município ocupa a 60ª posição entre os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes mapeados. Mas, em seis dos 14 quesitos, Ponta Grossa aparece abaixo das 100 melhores.  

De acordo com a assessoria do projeto, o estudo considera o conceito de conectividade, e relaciona os resultados aos setores de economia, urbanismo, educação, empreendedorismo, energia, mobilidade, segurança, meio ambiente, tecnologia, saúde e governança. O ranking leva em conta as notas dos municípios em cada quesito. Ponta Grossa ficou em 24º lugar na categoria empreendedorismo, e em 49ª nas áreas de tecnologia e inovação. Nos anos anteriores, o município ocupou a 69º e a 44º posição, respectivamente. 

ENSINO TÉCNICO TECNOLOGIA Yuri Marcinik

Município também é destaque nas categorias de tecnologia e inovação | Foto: Yuri Marcinik

Em seis categorias, porém, a cidade não está nem entre as 100 melhores. Na área da saúde, 12 cidades do Paraná entraram no top 100, como Foz do Iguaçu, Curitiba, Maringá e Araucária. O ranking não define posições para quem está fora dos 100 primeiros, apenas divulga as notas do município. Para se ter uma ideia, na educação, Ponta Grossa recebeu 4,061 pontos, tendo uma queda de 0,389 em relação a 2021 quando obteve 4,450. Neste ano, o município ficou atrás de cidades como Telêmaco Borba, União da Vitória e Pato Branco, esta última tirou 4,807 no quesito. 

O empresário do ramo supermercadista, Fernando Roberto Pontes, que abriu o negócio há 4 meses, diz ter  percebido uma desburocratização por parte do poder público para iniciar um empreendimento. “Na minha família há outros empreendedores, como meu pai, dono de outro mercado no bairro Sabará. Quando iniciou o investimento, ele encontrou mais dificuldades para poder abrir o estabelecimento. No meu caso, o acompanhamento da prefeitura foi mais prático e rápido”, conta. Fernando explica que o município passou a oferecer cursos para qualificação para microempreendedores individuais. Estes cursos e outros auxílios para os empreendedores podem ser encontrados através do site Sala do Empreendedor da Prefeitura de Ponta Grossa.

Sobre a área da saúde, a enfermeira Sueli Ferreira, que trabalha a mais de 20 anos em Unidades Básicas de Saúde, vê pouco investimento nos hospitais e postos públicos do município. “A cada governo parece que a situação piora. No atual, já vimos unidades sendo abandonadas, prejudicando muito o sistema de saúde público local”.

Na área da educação, onde Ponta Grossa teve uma perda considerável de nota no ranking, a professora da Escola Municipal Dr. Raul Pinheiro Machado, Cristhiane Mattos, também acredita que há pouco investimento nas escolas municipais. “Parece que a educação é deixada de lado, não sendo tratada como uma prioridade pelo poder público'', comenta. Para Cristhiane, não é de hoje que a situação está assim, mas acredita que atualmente os problemas estão mais visíveis para a população.

 

Ficha Técnica: 

Reportagem: João Iansen

Edição e publicação: Janaina Cassol

Supervisão de produção: Ricardo Tesseroli

Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira e Ricardo Tesseroli