Cidade é a primeira a oferecer o serviço no Paraná. A prática favorece o parto normal e reduz o estresse da gestação

O Centro Municipal da Mulher de Ponta Grossa oferece pilates para as gestantes. A cidade é o primeiro município do estado a prestar o serviço gratuitamente através do SUS, sendo o foco da iniciativa o acompanhamento de gestantes e crianças de até seis anos. A partir do suporte do Núcleo da Primeira Infância, há disponibilidade de fisioterapeutas, nutricionistas, assistente social, terapeuta ocupacional, equipe de enfermagem e dentista. 

A fisioterapeuta Larissa Heidmann, explica que o pilates busca alcançar princípios básicos como concentração, controle e fluidez. Ela diz que “pilates é um método que leva em consideração a qualidade e o propósito dos exercícios em prol do objetivo de cada aluno, e não apenas a quantidade de movimentos. Por isso, é comum indicarmos para gestantes em qualquer fase da gravidez ”.

Heidmann indica pilates pelos benefícios, como o aumento da resistência muscular, maior  flexibilidade, melhora na respiração, bem-estar e relaxamento. Assim, as gestantes “irão aprender a respirar corretamente, ter melhoras na postura, fortalecimento e alongamento da área pélvica”. 

Pilates Gestantes

A dona de casa Letícia Dalazoana teve seu primeiro filho e contou que praticou pilates nos últimos meses da gestação. Letícia afirma que graças aos exercícios, não só ela, mas toda a equipe médica pode esperar um trabalho de parto muito mais tranquilo. “O pilates me ensinou a respirar corretamente e trouxe maior mobilidade para meu corpo, além de me ajudar a preparar a área pélvica para o parto. Isso fez com que eu ficasse muito mais calma para o dia do nascimento do meu filho”.

Letícia espera que com o serviço ofertado gratuitamente pelo SUS, outras gestantes se conectem com o próprio corpo a partir dessa atividade e experimentem um parto mais humanizado. Para ela, é de extrema importância que atividades que trazem tantos benefícios sejam acessíveis. “Quando grávidas, as mulheres estão muito suscetíveis ao estresse, dores e preocupações. Considero que o pilates é capaz de resolver todas essas questões”, finaliza.

Serviço

Para ter acesso ao pilates, a gestante precisa passar por um processo de avaliação na Unidade de Saúde de referência. Se não apresentar riscos, é encaminhada para um fisioterapeuta que fará avaliação física e para o início das sessões. O atendimento acontece de segunda a sexta feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. 

Ficha Técnica: 

Reportagem: Manuela Rocha

Edição e publicação: Eder Carlos

Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira e Marcelo Bronosky