Durante a semana de 27 à 31 de março, o curso de jornalismo da UEPG realiza sua quarta edição do Ciclo Descomemorar Golpes. Os temas abordados serão os desafios das relações democráticas, o estado democrático, educação e os direitos humanos a partir de marcas de regimes totalitários do Brasil. O evento é uma iniciativa conjunta de Programas de Pós-Graduação da UEPG (Educação, Jornalismo, Linguagem e História Profissional), Sindicato dos Docentes da UEPG, projetos de extensão Cultura Plural, Lente Quente e Combate à Desinformação nos Campos Gerais PR, Departamento de Jornalismo, Programa Agência de Jornalismo, Editora Olaria Cartolera e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais.

A estudante Tamires Limurci do quarto ano do curso de jornalismo da UEPG expõe o que pode-se esperar da exposição “Cidade em curso: Arquivos da reportagem” que ocorre hoje, às 17 horas no Hall do Bloco B no Campus Central. Tamires participou da montagem da exposição e relata que as fotos representam pautas que realmente remetem ao jornalismo da UEPG. Como por exemplo, pautas sobre a própria universidade, sobre pessoas de Ponta Grossa, pontos turísticos, etc. “Considero que a exposição trará uma experiência muito divertida, as pessoas terão a oportunidade de buscar entender como as fotos se unem ou como se repelem.”

O início da programação será com a exposição “Cidade em curso: arquivos da reportagem (Ponta Grossa, 1980-2000)” às 17h do dia 27, no hall do Bloco B no Campus Central.
Na terça-feira, dia 28, às 19h, no Miniauditório de Humanas, na UEPG Campus Central, a programação segue com o painel ‘Intentona golpista da extrema-direita de 8/01 contra democracia brasileira’, com os palestrantes Lorena Zomer, Pedro Miranda e Volney Campos.

Na quarta-feira (29), às 14h, o evento traz uma coletiva com Ilton Martins, sobre ‘Escravidão e presença negra nos Campos Gerais’, no Laboratório de Telejornal da UEPG.
A quinta-feira (30) prossegue com as coletivas. As às 14h, no Laboratório de Telejornal, entrevistas com Claudete Dalabona, Jeverson Tramontin e Leandro Dias, sob o tema ‘Morar em PG nos 200 anos’; e às 16h30 com Marco Aurélio Pereira, sobre ‘A invenção de pratos típicos nos Campos Gerais’. Já às 17h, haverá mostra de documentários sob coordenação do Projeto Cultura Plural. O dia termina às 19h, no Miniauditório de Humanas, onde haverá bate-papo com Ignácio de Loyola Brandão com o tema ‘Revisitando a distopia golpista em Não verás país nenhum’.

Para finalizar a semana, a programação da sexta-feira (31), conta com a presença dos jornalistas Osni Gomes e Neomil Macedo para o painel ‘História da Mídia Regional’, às 9h, no Campus Central. O encerramento do evento ocorre às 19h no hall do Bloco B, com lançamento da Olaria Cartonera e do livro ‘Uma casa em PG’, de Antonio Paulo Benatte.

A primeira edição do Ciclo foi realizada em 2019 e, devido à pandemia do Coronavírus, a segunda edição aconteceu apenas em março de 2021. Durante o evento em 2022, foram pautados os desafios da universidade na defesa dos direitos humanos, e neste ano, o Ciclo abordará os desafios das relações democráticas, o estado democrático, educação e os direitos humanos, a partir de marcas de regimes totalitários do Brasil.

WhatsApp Image 2023 03 27 at 16.13.27 2

Foto: Emanuelle Soares / Lente Quente - 2019