A 8ª edição do Colóquio Mulheres e Sociedade, com realização do Departamento de Jornalismo da UEPG, teve início na manhã desta quarta-feira (19), no Grande Auditório do Campus Central. A palestra de abertura, teve participação da Professora Dra. María Florencia Cremona, da Universidad de La Plata, de Buenos Aires, com o tema "Descolonização de gênero e raça nas práticas jornalísticas da América do Sul: combate às múltiplas opressões".

María Florencia participou do evento de forma remota. Em sua fala apresentou questões de gênero e comunicação, com foco em questões recorrentes na América do Sul. Ela traz a importância de descolonizar os estudos feministas, problematizando outras áreas, como a política. Após sua palestra, Florencia respondeu perguntas do público, conduzidas pela ministrante Dra. Lina Maria Villanueva, da Universidad Nacional de Colombia.

Em entrevista, María Florencia opina sobre a universidade acabar sendo um ambiente patriarcal e racista, "vemos que os temas, como mulheres, são abordados de maneira diferente aos demais", disse ela. Florencia ainda comenta sobre a comunicação ter o dever de mostrar que estes discursos de ódio não devem ser naturais, "uma crítica da comunicação é essencial para desnaturalizar esses sentidos, denunciando racismos e ideologias que trazem ódio para a sociedade".

WhatsApp Image 2023 04 19 at 13.54.47

Foto: Quiara Camargo

A professora do curso de jornalismo e organizadora do Colóquio, Karina Janz, fala como a comunicação é atravessada o tempo todo por questões de gênero, "nessa palestra nos foi apresentado um debate de como é esse desafio para criar iniciativas e trazer à tona esses marcadores de diferença dentro da comunicação". A professora complementa que a formação dos acadêmicos é essencial, para que no futuro eles estejam preparados para enfrentar debates acerca do assunto.

A aluna do 4º de jornalismo da UEPG, Amanda Martins, relata sobre a importância das temáticas apresentadas na abertura do evento, "abordar estas questões, atualmente, é importante principalmente pela repressão que governos fazem em cima das mulheres, trazer isto para o ambiente acadêmico faz com que todos repensem suas abordagens em suas futuras carreiras."

O evento continua até quinta-feira (20), com o painel “Territorialidades femininas e feministas: existências e resisências”. A programação completa pode ser acessada em: https://drive.google.com/file/d/1pQk7RVnyjwG-p3Ji450A5WL1xky_38Ky/view.

Ficha técnica:

Reportagem: João Iansen