Tutores que possuam algum tipo de benefício social podem solicitar o serviço

 

O município de Ponta Grossa possui projeto de castração gratuita que atende em média 400 animais por mês, principalmente cães e gatos, segundo informações da Secretaria do Meio Ambiente (SMMA). Os procedimentos têm como objetivo controlar a população animal e evitar a propagação de doenças na cidade. Podem usufruir o serviço os cidadãos que possuam algum tipo de benefício social. A solicitação deve ser feita pelo tutor ao Centro de Referência de Animais em Risco (Crar), que preencherá dados e aguardará que o Crar entre em contato.

Uma das vantagens da castração para esse animais é reduzir a incidência de doenças transmissíveis e maior permanência no ambiente doméstico. Naelen de Lima, 22, estudante de Pedagogia, utilizou o serviço de castração gratuita em duas cadelas. "A recuperação delas foi bem rápida, em uma semana. Não tivemos problemas. Depois de uns dias, os veterinários vieram ver como estavam os pontos e avaliar a situação delas. Foi bem tranquilo”, relembra. Essa também é a avaliação da acadêmica de Ciências Biológicas, Rafaelli Pietrochinski, que castrou suas duas gatas. “Uma delas ficou mais calminha e fica o dia todo dentro de casa”, conta. No segundo semestre de 2022, a SMMA realizou mais de 4600 cirurgias de castração.

DSC 0079

 Animais são castrados gratuitamente em Ponta Grossa | Foto: Maria Vitória Carollo

 

Outra ação atual da SMMA é a emergência, que consiste no atendimento domiciliar dos veterinários atuantes no Crar, em casos como atropelamentos, feridas de pele e acidentes em geral. Diferentemente da castração, esse serviço não necessita de um comprovante de benefício social e qualquer munícipe pode utilizá-lo. Segundo Pitela, desde o início deste ano, foram realizados mais de 300 atendimentos de emergência. Esse chamado consiste num primeiro atendimento, em casos menos graves. “É como se fosse um Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] para os animais”. Caso necessário, em situações mais graves, os profissionais veterinários realizam o encaminhamento para clínicas de atendimento especializado.

Aos interessados, o atendimento de emergência pode ser solicitado em contato com a secretaria do Meio Ambiente, através dos ramais institucionais. Para a castração, é necessário preencher um formulário de requisição, no qual, além de dados pessoais, requer o NIS (número de identificação social), o benefício social e o Cadastro Único. Esse formulário pode ser encontrado no site da secretaria ou em contato telefônico, 3220-1000, ramais 4072, 2318 e 2308.

 

Ficha técnica:

Reportagem: Maria Vitória Carollo

Edição: Annelise dos Santos

Publicação: Kailani Czornei

Supervisão de produção: Muriel Amaral, Fernanda Cavassana e Marizandra Rutilli

Supervisão de publicação:  Marizandra Rutilli e Luiza Carolina dos Santos