Pessoas com deficiência visual têm dificuldade para utilizar o transporte público

Em Ponta Grossa, o novo sistema de consulta a informações do transporte público não possui recursos de acessibilidade e exclui cidadãos com deficiência visual da utilização desse serviço. Os dispositivos eletrônicos substituíram os antigos papéis e, atualmente, televisores, telas touch, QR codes e o site da Viação Campos Gerais (VCG) são maneiras dos usuários verificarem as linhas e as rotas dos ônibus na cidade.

Os terminais de consultas possuem telas touch para o usuário verificar o terminal em que está, consultar as rotas dos ônibus e escolher qual linha pegar. Contudo,  os equipamentos não apresentam qualquer acessibilidade. Luciana Camargo, de 78 anos é deficiente visual e expõe algumas dificuldades que enfrenta ao utilizar o transporte público. Ela relata a necessidade de recorrer à boa vontade de outras pessoas e conta com a ajuda dos cobradores e motoristas para saber qual o horário dos ônibus. Embora vá ao terminal com frequência, Luciana demorou para descobrir o novo terminal digital e destaca a sua limitação para novas consultas. “Confesso que descobri essa tela há pouco tempo, eu aprendi o horário do meu ônibus com o tempo, mas se preciso utilizar outra linha preciso sempre abordar alguém", apontou.

transporte e acessibilidade

"Pontos Inteligentes" geram dificuldade para pessoas com deficiência ao utilizarem transporte público | Foto: Maria Fernanda

Outro recurso eletrônico colocado nos terminais e em alguns pontos dos ônibus para a verificação de horários, e que gera dificuldades aos portadores de deficiência visual, são os "Pontos Inteligentes”. Em formato de QR Codes, para consultá-los a pessoa necessita apontar a câmera do celular para eles. Embora o cartaz possua inscrição em braile, não ajuda os portadores de deficiências visuais que não conhecem essa tecnologia. Carlos Oliveira, de 64 anos é deficiente visual desde os 9 anos e conta como se adaptou. "Antes me lembro dos papéis em murais com os horários, porém quando perdi minha visão, fui obrigado a decorar os horários nos pontos e nos terminais". Carlos relata que não sabe utilizar  os pontos inteligentes, "Eu não sei o que são QR Codes, mesmo que estivesse com meu telefone, eu não sei para onde apontar a câmera e nem como mexer no site sem ajuda".

A reportagem entrou em contato, mas não obteve resposta da Prefeitura de Ponta Grossa e da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) a respeito do assunto.

Ficha técnica:

Reportagem: Maria Tlumaski

Edição:  Betania Ramos

Publicação: Quiara Camargo

Supervisão de produção: Muriel Amaral, Fernanda Cavassana de Carvalho e Marizandra Rutilli

Supervisão de publicação:  Marizandra Rutilli e Luiza Carolina dos Santos