As oportunidades ficaram distribuídas em 20 cursos de graduação

Das 404 vagas remanescentes ofertadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 20 cursos, 340 foram preenchidas por novos estudantes para ingresso ainda no ano letivo de 2023. As vagas remanescentes ficam disponíveis em cursos cuja turma inicial não foi completamente preenchida, seja por causa da desistência de candidatos classificados ou pela falta de documentação necessária no momento da matrícula. Assim, são disponibilizadas para pessoas com Ensino Médio concluído, bolsistas de escolas privadas, imigrantes, portadores de diploma - em caso de segunda graduação - e vestibulandos, caso tenham a pontuação necessária.

Na listagem de vagas, destacam-se os cursos de licenciatura como aqueles em que mais sobraram vagas após o período regular de ingresso. Matemática com 39, enquanto Letras, conta com 28, seguido por Biologia, Física, Geografia e Química.  Durante os anos de 2017 e 2019 as licenciaturas ocuparam 20% das vagas, já neste ano essa porcentagem aumentou 13% em relação ao triênio passado, totalizando 47% das ocupações das vagas.

O ex-estudante de Matemática Kelvy da Silva Campos, conta quais foram os motivos que o levaram a desistir do curso. O principal fator foi conciliar o emprego com os estudos, sendo que seu trabalho, em Castro, ocupava seu dia todo e a graduação na UEPG era no período noturno, o que gerava muito cansaço para ele. Outro problema apresentado por ele foi a desvalorização com o professor. “Atualmente em nosso país, tanto na questão salarial quanto na ausência de estrutura nas escolas, e também a falta de apoio com o professor por ter de passar por situações desconfortáveis em sala de aula” afirma.

Aline Lidiane dos Santos, de 19 anos, desistiu do curso de Letras Português/ Inglês, e possui a mesma percepção de Kelvy, "A profissão está muito desvalorizada, os professores são muito desvalorizados", afirma. Outro argumento de Aline foi a questão do trabalho. Ela não podia deixar de trabalhar e como não estava conseguindo conciliar os dois por chegar tarde de seu serviço, acabou desistindo.

Marcos Teixeira Alves, coordenador do Curso de Matemática da UEPG desde junho de 2022, comenta que se sentiu muito inconformado com essa situação. "Essa quantidade demonstra algumas preocupações atuais que outras Licenciaturas têm vivenciado: as consequências do ensino remoto e também o desinteresse em cursar licenciatura", afirma. Segundo ele, a desvalorização salarial e as condições precárias do trabalho geram desinteresse. Alves complementa que o departamento está encontrando formas de contornar o cenário, iniciando um novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) com atualização do currículo, o mesmo pretende adicionar disciplinas que revisem conteúdos matemáticos da Educação Básica. Outra forma apresentada por ele são as disciplinas extensionistas e de prática dos componentes curriculares que possibilitam um contato maior com a comunidade, em especial com alunos e professores das redes de ensino.

Já Carla Lorrania de Oliveira Ribas, 19 anos, diz ter ficado muito feliz ao conquistar uma das vagas remanescentes. Para ela, que entrou na universidade em 2022 para cursar Letras Português/Espanhol, esse processo é uma oportunidade. “Sempre quis entrar nesse curso na UEPG, era realmente um grande sonho meu e da minha família, que felizmente foi realizado”, relata. Informa que diversas colegas que entraram com ela tiveram o mesmo sentimento de realização de um sonho, cursar Letras.

Reportagem: Vitória Schrederhof

Edição: Vinicius Alexandre