Servidores relatam dificuldades em marcar consultas pela falta de médicos e a limitação de horários

A transição do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) em Ponta Grossa, do Hospital Santa Casa de Misericórdia para o Hospital São Camilo, tem sido marcada por problemas. Os servidores enfrentam dificuldades na marcação de consultas. O SAS é um benefício oferecido pelo Governo do Paraná aos servidores estaduais, sem nenhuma contrapartida financeira. Até maio de 2023, o atendimento era realizado na Santa Casa de Misericórdia. Entretanto, uma nova licitação foi realizada e o Hospital São Camilo assumiu a responsabilidade de prestar o serviço aos servidores estaduais de 23 municípios da região. 

Diferente da Santa Casa, que era um hospital de maior porte, com 450 médicos divididos em 40 especialidades, o São Camilo possui uma estrutura menor e, portanto, tem limitações para atender a todos os servidores de forma adequada. Assim, a transição do SAS de Ponta Grossa para o Hospital São Camilo tem gerado problemas no atendimento aos usuários. As maiores dificuldades estão na marcação de consultas, falta de atenção no pronto atendimento e a taxação de transferência de prontuários.ATENDIMENTO_MÉDICO_SAÚDE_-_Mariana_Okita.jpg

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

Antes da mudança, a Santa Casa de Misericórdia já apresentava problemas no atendimento do SAS. A espera na fila do Pronto Atendimento era uma reclamação recorrente por parte dos servidores. Muitas vezes, a demanda era alta, o que resultava em longas esperas.

Maura Nascimento, servidora da Secretaria Estadual de Educação em Carambeí, relatou uma experiência em que não recebeu a devida atenção na Santa Casa quando precisou de atendimento de emergência. Ela conta que se engasgou e precisou ir até a Santa Casa, lá fez a ficha de atendimento, mas para ser atendida precisou assinar um termo. “Se tivesse a necessidade de um procedimento, eu teria que pagar e ainda fiquei uma hora para ser atendida”, afirma a servidora.

Além disso, a Santa Casa cobrou uma taxa ao realizar a transferência dos prontuários para o novo local. O hospital informou que esse valor é referente apenas à logística exigida pela transferência e corresponde ao volume do histórico de cada paciente.

TRANSIÇÃO

A transição do SAS para o Hospital São Camilo ocorreu por meio de uma licitação, visando a melhoria do atendimento e um custo menor aos cofres públicos. O atendimento começou a ser prestado pelo São Camilo em maio de 2023.

A solicitação de prontuários médicos, caso necessários, só pode ser feita diretamente na recepção da Santa Casa, com prazo de entrega de 20 dias. No texto informativo do estado sobre a transição, não consta nenhuma informação sobre o pagamento de transferência de prontuários entre os hospitais.

SÃO CAMILO

Atualmente, o Hospital São Camilo enfrenta problemas na marcação de consultas para o SAS. A disponibilidade de consultas é insuficiente para atender a demanda dos servidores de todas as cidades abrangidas. O hospital abre agenda de consultas para o SAS às 13h de sexta-feira e fecha às 12h do sábado.

Joelma Parize Suksdorf, da Secretaria Estadual de Educação de Ponta Grossa, menciona a dificuldade em conseguir marcar uma consulta devido à falta de médicos e à limitação na oferta de horários. Ela relata que "quando o SAS era na Santa Casa, já não era muito bom, mas ainda marcavam consultas. Agora, no São Camilo, as consultas evaporam em questão de minutos". Na visão de Joelma, não faz sentido eles dizerem que marcam consultas aos sábados se nem mesmo na sexta-feira há horários disponíveis.

 

Ficha técnica: 

Reportagem: Leonardo Czerski Junior

Edição: Emelli Schneider, Vitória Testa e Sara Dalzotto

Publicação: Rafaela Colman

Supervisão de produção: Manoel Moabis

Supervisão de publicação:  Marizandra Rutilli e Luiza Carolina dos Santos