IMG 5586

Preparação para a segunda exposição "Novos Olhares na Vila Nova PG" | FOTO: Alex Dolgan

A mostra inicia amanhã no campus central da UEPG e contou com a produção de mais de 20 estudantes

A partir de amanhã, dia 28, o campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) será palco da segunda exposição “Novos Olhares na Vila Nova PG" em alusão aos 200 anos de Ponta Grossa. A abertura ocorre às 14h, no hall do Bloco C, com participação dos envolvidos no projeto. A exposição apresenta 18 fotografias impressas em papel adesivo, capturando os aspectos marcantes do cotidiano na Vila Nova pela visão dos próprios moradores.

A  mostra fotográfica é o resultado da iniciativa ABC Projetos Culturais, com a coordenação do jornalista Maykon Lammerhirt e do professor de geografia Fabricio Havrechaki e traz à luz a visão única de 20 moradores da comunidade. A sua primeira exibição ficou em cartaz no Teatro Ópera entre os dias 4 e 24 de julho desse mesmo ano.

O projeto, que reiniciou as atividades após a pandemia, faez um diálogo da fotografia com a literatura da periferia, a partir de oficinas com os dois coordenadores. Foram realizados mais de 30 encontros, em mutirão, para a produção fotográfica para incentivar os participantes a apresentar olhares sobre lugares, pessoas e costumes existentes na comunidade. “O objetivo é fazer fotografia de uma forma profissional com recursos dos próprios moradores para registrar a vida em imagem e texto”, explica Maykon.

Além da exposição, o Novos Olhares incluiu um ebook aprovado pelo Programa Municipal Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC). O projeto contou com a participação de mais de 20 estudantes nas atividades com saídas de campo e orientações, que resultaram na produção fotográfica com o olhar de pessoas que vivem e conhecem a Vila Nova. “Espero que os alunos do projeto entendam que não é preciso esperar recursos para contar as próprias histórias”, conclui Lammerhirt. Após a exposição no campus central da UEPG, o material vai ao Instituto de Educação, próximo da Vila Nova e em seguida será entregue aos próprios autores das fotografias.

Ficha técnica:

Produção: Amanda Stafin