Quase cinquenta residências já foram reformadas com embalagens recicláveis de caixas de leite

           De acordo com dados do IBGE, cada brasileiro consome em média 75,6 litros de leite por ano, mas o que acontece com as caixinhas de leite descartadas? Um grupo de voluntários utiliza as embalagens da Tetra Pak para revestir casas de madeira e amenizar o frio, a chuva e o vento que entram pelas frestas das paredes. O Brasil Sem Frestas surgiu no Rio Grande do Sul em 2009, mas foi a partir de 2018 que começou a atuar em Ponta Grossa com a coordenação de Evelyn Nogueira.

           A presidente do projeto, Mariléia Paulovski, fala sobre a importância de se voluntariar para uma ação social como esta. Além de ocupar a mente, colabora com o meio ambiente através da reciclagem e  é uma chance de fazer seu papel social ajudando o próximo”, diz. O trabalho é totalmente voluntário, desde o revestimento das casas até a coleta do material. Atualmente o projeto está com falta de voluntários para a costura das embalagens, mas aceitam voluntários para qualquer função e a qualquer momento.  A voluntária e professora Marta Camargo iniciou no projeto ao ouvir um relato de um aluno que alegava não conseguir dormir de noite pelo frio que passava em casa. Emocionada com o relato, Marta decidiu se juntar ao projeto. Ela considera ajudar o próximo como uma das maiores ações que o ser humano possa fazer. 

          Uma das coordenadoras do Brasil Sem Frestas, Raquel Rossoni, avalia os resultados obtidos na cidade. “Em 2023 o projeto já revestiu cinco casas em Ponta Grossa, mas desde a implementação foram 49 casas reformadas”, explica. Para obter mais informações sobre as atividades do projeto, basta acessar as redes sociais do projeto (@brasilsemfrestaspg).

 

WhatsApp Image 2023 07 27 at 16.49.04

                        Palestra sobre as ações do programa. Foto: Maria Cecília Mascarenhas

 

Ficha técnica:

Produção: Ester Roloff

Edição de texto: Iasmin Gowdak

Publicação: Larissa Del Pozo e Vitória Testa

Supervisão de produção: Sérgio Luiz Gadini

Supervisão de publicação: Luiza Carolina dos Santos e Marizandra Rutilli