ONG pede auxílio da Prefeitura para ampliação de projeto social

Realizado pelo Instituto Mais Ação, o projeto Sementinhas do Esporte reúne crianças de 6 a 11 anos, em diferentes modalidades esportivas: como futsal, vôlei, basquete, entre outras. O Instituto atua em 10 municípios espalhados pelo Brasil, mas Ponta Grossa é a única cidade paranaense que recebe o projeto. O programa teve início em junho de 2022, entretanto, apenas a modalidade de futsal é ofertada aos ponta-grossenses, por não haver outros professores para as demais atividades.

A Prefeitura Municipal é responsável por  disponibilizar professores e ginásios para a ONG. Desde a abertura, o Sementinhas conta com aulas ministradas pelo professor de futsal, Arnaldo Tozetto Junior. Os treinos acontecem segunda e quarta-feira, das 15 às 18 horas, no Mini-ginásio do bairro Santa Paula.

sementinhas do esporte 2

Foto: Assessoria Prefeitura Municipal de PG

De acordo com a assessoria do Instituto, há maior disponibilidade de locais e profissionais de educação física para atender a comunidade em outras regiões. “Nestes locais, além de conseguirmos ter um número maior de modalidades esportivas, ofertamos outros projetos, que atendem diferentes faixas etárias para a população”, explica.

De acordo com a  assessoria, nos primeiros meses a Secretaria ajudou com doações de materiais esportivos, como uniformes, “mas como uma ONG nós sempre precisamos da ajuda de doações para poder aumentar nossa oferta de serviços”.  Para aumentar a diversidade de esportes em Ponta Grossa, é necessário que a ONG consiga um diálogo mais amplo com a Secretaria Municipal de Esportes (SMESP - PG), afirma a assessoria.

Para participar das aulas, é necessário apenas entrar em contato com o professor, ou ir ao local dos treinos, sem custos. Para obter os uniformes próprios, é necessário pagar uma taxa única, que  pode variar.

A assessoria da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e a SMESP - PG afirmam que é de responsabilidade do Instituto contratar novos professores e locais de treinamento, além das arrecadações de fundos para a manutenção. “Estamos dispostos a ajudar qualquer organização que ajude a comunidade, mas não podemos assumir a responsabilidade para investir apenas em um projeto específico”, esclarece.

Ficha técnica:

Produção: João Iansen