A quadra de tênis recém-inaugurada no Parque de Olarias entra para a lista de locais com problemas estruturais

Jogo Basquete Vanessa Galvão 4

Usuários de espaços esportivos públicos encontram problemas de infraestrutura. Foto: Vanessa Galvão

Devido a falta de manutenção ou a má execução de espaços esportivos localizados em parques públicos do município, a prática de exercícios é dificultada. No Parque Ambiental, atividades como basquete, tênis de mesa e futebol são prejudicadas por problemas estruturais. Além da região central, a dificuldade também pode ser encontrada em outras localidades da cidade como no bairro Oficinas e no Jardim Carvalho.

Em julho deste ano, a Prefeitura de Ponta Grossa inaugurou uma nova quadra de tênis no Parque de Olarias. No entanto, a estrutura apresenta um problema que impacta a utilização do espaço pela comunidade, pois a tela que envolve a quadra possui aberturas maiores do que o tamanho da bolinha de tênis. Assim os jogos são prejudicados, pois a cada momento é necessário interromper a partida para recuperar a bolinha.

O estudante Danilo Pallú costuma jogar basquete nas quadras públicas da cidade e conta algumas das dificuldades que encontra nesses espaços. “Na quadra do Parque Ambiental o piso é bem irregular e isso acaba atrapalhando no jogo, além de prejudicar a bola e o solado dos calçados”, aponta. Para Danilo, o espaço da Quadrinha, em Oficinas, é o que possui a situação mais complicada nas proximidades do centro. “Encontramos buracos em toda a quadra. Além disso, ela não tem cercado algum, então tem momentos que a bola vai parar na rua mesmo’’ afirma Danilo. Segundo o estudante, a falta de grade no espaço pode ocasionar acidentes. ‘‘Quando eu estava jogando esses dias, a bola quase foi num carro em movimento. É bem fácil acontecer algum acidente ali’’, conta.

Segundo o estudante Ryan Tozetto, atualmente é inviável jogar tênis de mesa no Parque Ambiental. ‘‘As mesas são tortas, o painel está todo amassado, não pinga a bola direito e está todo pichado. Além de que o vento atrapalha muito. Para jogar tênis de mesa o espaço deveria ser fechado’’, conta. Na Praça do Pôr do Sol e no Parque Monteiro Lobato a situação é semelhante. Para Tozetto, muitas vezes as mesas não são usadas como deveriam ‘‘Vejo muitos adolescentes usando as mesas do Ambiental para sentar em cima, principalmente em dias de show", relata Ryan.

Além dos espaços esportivos em parques e praças, o município conta com uma piscina pública na Arena Multiuso para a prática da narração. De acordo com Roberto Mryczka, presidente da Associação de Pais e Amigos da Natação de Ponta Grossa, devido a construção indevida do local, a piscina da Arena é utilizada somente para recreação e competições não oficiais, como dos Jogos Estudantis Municipais. ‘‘Nós gostaríamos que a arena sediasse campeonatos de natação estaduais e federais, então a Federação do Paraná foi chamada para verificar as condições da piscina e ver se era possível fazer alguma coisa, mas constatou-se que o local tem 5cm a menos do tamanho oficial’’, conta. Roberto também aponta a metragem incorreta da piscina ‘‘Impossibilita que atletas utilizem o local para competições oficiais, além de excluir a possibilidade do município sediar qualquer outra competição”.

Segundo ofício enviado pela Secretaria de Esportes ao Ministério Público no dia 13 de abril deste ano, a readequação da piscina será realizada  em breve. De acordo com Roberto, o atual secretário de esportes, Ede Pimentel, se comprometeu a fazer o conserto da piscina ainda  ao final deste ano.

De acordo com Danilo Pallú, em alguns casos os próprios moradores tentam fazer a manutenção dos espaços esportivos. ‘‘Na quadra de basquete da Quadrinha a galera que joga que colocou o aro em cada cesta.’’ acrescenta.

Ficha técnica:

Produção: Evelyn Paes