Obras apresentam relatos e experiências  das mulheres de comunidades indígenas

Victor 47

Livros publicados pela Ceai-UEPG debatem temática feminina e indígena. Foto: Victor Schinato

Mulheres indígenas debatem, através de livros, suas lutas nas comunidades indígenas brasileiras.  Duas produções que discutem feminismo e cultura indígena fazem parte das 10 obras publicadas por meio do Coletivo de Estudos e Ações Indígenas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Ceai-UEPG). E tem como objetivo levantar a reflexão sobre a coragem, força feminina, as lutas das antepassadas e do tempo presente.

Entre os livros lançados no evento “Abril Indígena” na UEPG, está o Intitulado "Wayrakuna: polinizando a vida e semeando o Bem Viver", de autoria de três mulheres, Bárbara Nascimento Flores Borum-Kren, Arlete M. Pinheiro Schubert Tupinambá e Miguelina Lopes Tupinambá. A obra tem como objetivo discorrer sobre a resistência e a luta das mulheres indígenas na sociedade. Uma de suas organizadoras, Bárbara Nascimento Flores Borum-Kren, explica o nome da obra e a importância da luta das mulheres indígenas para reconhecimento político. “Wayrakuna significa filhas da ventania e somos nós, o movimento de indígenas mulheres que nasceu da resistência das guerreiras originárias. Durante séculos nossas antepassadas foram o vento, que não se vê , mas a presença é forte, elas lutaram por sobrevivência antes mesmo de serem consideradas humanas”, afirma.  Outra obra publicada foi “A Marcha das Mulheres Indígenas”, de Jovina Renh Ga, que também relata a luta feminina, o livro está disponível em Português, Kaingang e Guarani.

A ideia dos lançamentos teve início a partir da apresentação de Felipe Coelho Iaru Yê Takariju, organizador de “Alienindi: Os Portais dos Mundos”, em que apresenta experiência e vivências de resistência cultural, “Um dos membros do Coletivo trouxe uma obra muito boa, e começamos a pensar nas possibilidades de publicá-la, e como a universidade poderia auxiliar nisso.” conta Letícia Fraga, coordenadora do CEAI.

Os livros, a partir do seu lançamento no evento Abril Indígena , estão disponíveis gratuitamente como e-book no linktree do CEAI, porém como o principal intuito é alcançar comunidades indígenas, e como nem todos os indígenas têm acesso a conteúdos digitais, mesmo com a disponibilidade dos e-books, os livros foram lançados também no formato impresso, com distribuição gratuita em comunidades indígenas. Além disso, outros exemplares foram impressos para que os autores de cada um deles pudessem vender.

Ficha técnica:

Produção: Nicolle Brustolim