O lançamento faz parte da comemoração aos 200 anos do município

EDITADA DSC 0027

Atividades em sala de aula definem as publicações do Jornal Professor Sebastião | Foto:Lucas Veloso

Os alunos da Escola Municipal Professor Sebastião Santos e Silva têm produzido o jornal impresso “Professor Sebastião”, em celebração aos 200 anos de Ponta Grossa. Com acompanhamento da equipe pedagógica, a publicação começou a circular em abril e deve ter novas edições mensais, até o fim do ano. A primeira edição contou parte da história do município, trouxe reportagens sobre a Páscoa, a importância do feriado de Tiradentes e uma entrevista sobre saúde.

Segundo a pedagoga da escola, Regina Proença, a ideia surgiu vinculada aos projetos para desenvolver a leitura dos estudantes. “Todas as turmas ficariam responsáveis por uma temática e com ajuda dos professores, desenvolveram um jornal impresso”, conta. A produção dos textos se aproxima do processo jornalístico.  “A pauta é escolhida em sala. Após desenvolver uma aula sobre entrevista, as crianças escrevem as perguntas e a professora seleciona as melhores para que o entrevistado possa responder junto dos alunos”, explica.

Além de imagens fotográficas, feitas pelos celulares e retiradas da página do Facebook “PG antigamente”, as páginas foram ilustradas com charges desenhadas pelos alunos. A diretora da escola, Dayane Zehnfennig, foi responsável pela diagramação do jornal. “Foi um trabalho em conjunto, fiz a capa do jornal e todos os professores me ajudaram a definir tudo”, afirma. O processo de produção durou um mês e os alunos puderam levar uma edição para casa. Desse modo, pais, mães ou outros responsáveis puderam ver o trabalho desenvolvido na escola pelos alunos.

O aluno do quarto ano, Eduardo Ferreira Grudzinski, 9 anos, gostou de realizar os desenhos e publicá-los no jornal. “Gostei muito de desenhar para o jornal e fazer entrevistas, não vejo a hora de fazer mais desenhos para o próximo”, exclama. Segundo a equipe pedagógica, nas próximas edições, haverá receitas culinárias e a história do docente que deu nome à escola e ao jornal, o professor Sebastião Santos e Silva.

As pautas abrangem diferentes temas, como educação e esporte. Na segunda edição, por exemplo, o jornal destacou o Dia do Pedagogo, comemorado no dia 04 de maio. Para essa pauta, os alunos entrevistaram a pedagoga Regina Proença. A edição de maio também abordou curiosidades sobre o Operário Ferroviário Esporte Clube, que completou 111 anos e cuja equipe visitou a escola naquele mês. Já em junho, a capa do periódico ilustrou a importância do Paraná na produção nacional de erva-mate.

Ficha técnica:

Produção e foto: Lucas Veloso