Seis eixos foram preenchidos para a gestão do biênio de 2023/2025

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência elegeu nove representantes da sociedade civil que irão atuar na gestão de 2023/2025. A votação aconteceu no final de agosto (25), no Ginásio da Pessoa com Deficiência Jamal Farjallah Bazzi, durante o I Fórum Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O evento teve como tema ‘Política Educacional e Pessoa com Deficiência’ e contou com a presença de cerca de 80 pessoas.

Entre os 18 membros, efetivos e suplentes, nove fazem parte da sociedade civil e  receberam votos no evento do dia 25,  os demais foram indicados pelo Poder Executivo Municipal. Os representantes do poder público serão indicados via diário oficial. A disputa dos cargos se deu pelos eixos de deficiência: auditiva, física, mental, visual, representantes dos profissionais e dos usuários dos serviços de atendimento à pessoa com deficiência. Na eleição do conselho cada entidade, profissional e usuário tiveram direito a um voto.

53024277082 751c1d3c89 o

Foto: Larissa Del Pozo/ Lente Quente

O vice-presidente do Conselho, Tiago Marques do Carmo, relata que o evento foi o primeiro fórum realizado após a pandemia, e que conseguiu atingir os objetivos.  "Tivemos 06 candidatos concorrendo a vaga de representantes dos usuários, o dobro do Fórum anterior. Isso demonstra que é um processo em ascensão e que a sociedade civil tem compreendido a relevância em ocupar tais espaços representativos para dialogar com o poder público suas necessidades", afirma Tiago.

O evento também marcou a realização do I Fórum Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência que discutiu políticas educacionais para a área no âmbito municipal. “A Política Nacional, de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, de 2008, traz a ideia de que a educação inclusiva, é além de cultural, social e pedagógica, uma ação política, promotora de uma educação de qualidade para todos os alunos”, comenta Vera Lucia Martiniak,  professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Ficha técnica:

Produção: Janaina Cassol e Leonardo Duarte

Publicação: Amanda Dal´Bosco, Manuela Rocha e Maria Eduarda Kobilarz

Supervisão de Produção: Manoel Moabis, Luiza Carolina dos Santos e Marizandra Rutili

Supervisão de Publicação: Luiza Carolina dos Santos, Maria Eduarda Ribeiro e Marizandra Rutili