A 51° edição inaugura mostras de palhaçaria, teatro de animação e teatro experimental

O Festival Nacional de Teatro (FENATA), é um dos eventos de teatro mais prestigiados do Brasil. Realizado anualmente em Ponta Grossa e ininterrupto desde 1973, o festival se encontra em sua 51° edição. Este ano, as apresentações acontecem entre 30 de outubro e 10 de novembro. Para esta edição, o Fenata traz como novidade mostras de palhaçaria, teatro experimental e teatro de animação. Os 20 espetáculos selecionados foram divulgados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Diretoria de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (DAC/Proex).

As categorias inéditas contam com 5 peças teatrais. Na mostra de Palhaçaria, o grupo Cia. dos Palhaços apresenta o espetáculo “Gran Circo Stopim”. Selecionadas para a categoria Teatro Experimental, estão as peças “Corpomáquina”, do grupo Robo.Art; “Proibido Acesso”, do Karma Coletivo de Artes Cênicas;  e “A Pena de Wilde”, pelo conjunto Ailton Guedes. Já em Teatro de Animação, será encenada a peça “Miragens na Caixa - Teatro Lambe Lambe”, do Grupo Teatro do Imprevisto.

Na categoria Teatro Adulto, apresentam-se os grupos Cia de 2, com a peça “Moby Dick e os caçadores de baleia”, e Cia Arte-Móvel, com “N”. Em Teatro Infantil, estão os espetáculos “Emaranhada”, do grupo Arte, Movimento & Luz; “E o Sol Avermelhou”, da Cia Arte Móvel; e “Caê”, de Karma Coletivo de Artes Cênicas. O grupo Coletivo Clandestinos se apresenta no Teatro de Rua, com a peça “Estorvos! Se essa rua fosse nossa!”.

10162071 068d 4cd4 9568 a9ba97d72c55 29586 000003dab278bc91 1232x821

Os grupos Alameda Teatral Ltda. e Luz Produções Artísticas se apresentam pela categoria Telmo Faria, com as exibições “Cafés Malditos” e “Subterrânea - Uma Fábula Grotesca”, respectivamente. Na categoria Campos Gerais, serão encenadas as peças “Ai! Sumiram os brinquedos” e “Memórias”, do Grupo Dia de Arte, e “Motirõ”, do Coletivo Cacareco e Grupo Dupla de Dois. As mostras especiais contam com as apresentações dos grupos iTeatro - No Mundo da Lua, com “A Árvore e a Aranha”; Sintonia Dominó, na peça “Drummond para Crianças”; TropoOpo, encenando “O Gari”; e, por fim, Trupe Trinca Olho, que apresenta “Fada Maria”.

Essa edição terá novamente ações com contrapartida social, com palestras interativas para grupos de alunos de escola pública selecionados por edital; ações correlatas, como debates, exposições, oficinas, lançamentos e ações educativas do FENATA e de instituições parceiras. Além disso, a novidade são as mostras de ciência em cena e teatro universitário, ou seja, o teatro científico nesta XVI edição fará parte do FENATA do dia 29 de outubro a um de novembro e espetáculos ligados a instituições de ensino superior com grupos ou escolas de teatro ou curso de Artes Cênicas, de 28 de outubro a um de novembro.

No ano passado, em comemoração aos seus 50 anos de história, o festival  produziu uma edição especial, que recebeu nomes de peso do teatro nacional, como Vladimir Brichta, Julia Lemmertz e Guta Stresser. A edição contou com mais de 20 mil pessoas em seis dias de evento nos teatros Ópera, Marista e Sesc Estação Saudade.

Produção de Texto: Daphinne Pimenta, João Paulo Fagundes e Lívia SOuza

Publicação: Daphinne Pimenta