O objetivo é avaliar a qualidade do ensino básico no país

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), é a forma que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utiliza para medir o desempenho dos estudantes e do ensino no Brasil. As provas são realizadas a cada dois anos, em escolas da rede municipal, estadual e em colégios particulares de todo o país. Em 2023, a aplicação do Sistema acontece entre os dias 23 de outubro a 10 de novembro, com divulgação dos resultados em setembro de 2024, no site do inep

De acordo com o Ministério da Educação, o sistema de avaliação é utilizado para que as instituições possam avaliar a qualidade do ensino, monitorar e aprimorar as políticas educacionais nas escolas. Os alunos são avaliados por meio de currículos escolares de matemática e língua portuguesa. Além disso,  questionários  devem ser respondidos por diretores, professores, estudantes e secretários da educação.

Nesse ano, na rede estadual do Paraná, as provas  são aplicadas para os alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental, e 3ª e 4ª do ensino médio. O Estado usa os resultados para  medir a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado com a média no Saeb e os números de aprovação escolar. Na rede municipal de Ponta Grossa, a avaliação é aplicada para os alunos do 2º ano do ensino fundamental.

EDUCAÇÃO CRIANÇA Amanda DombrowskiFoto: Amanda Dombrowski / As provas do Saeb são aplicadas até amanhã, dia 10

Saeb em Ponta Grossa

Com os resultados divulgados pelo Inep, em 2021 a média das notas nas escolas municipais, estaduais, federais e particulares foi de 251,57. Esse número representa uma queda em relação à nota média de 2019 que foi de 261,23.

De acordo com a nota divulgada pela  Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, a prova serve como parâmetro para a evolução da educação no município. Para 2023, a Secretaria da Educação espera que a nota melhore devido aos avanços e melhorias na educação feitos na cidade.

Realização da prova

Na Escola Municipal Doutor Raul Pinheiro Machado, a prova para alunos do ensino fundamental foi aplicada na semana dos dias 23 a 27 de outubro. Conforme conta Marcelle Valle Silva e Geremias dos Santos Silva, seu filho, Pedro Henrique Valle Silva realizou a prova e estava nervoso por conta da avaliação. “Parece que meu filho  estava indo fazer a prova do vestibular, ficou nervoso por medo de ir mal”, explica a mãe.

Para tentar diminuir o estresse e a pressão sobre os alunos, a coordenação da escola pediu que os pais escrevessem uma carta para o filho. O material foi entregue individualmente, para ser lido antes da realização da prova. Geremias comenta que a iniciativa ajudou seu filho a se tranquilizar, “quando chegou em casa, ele nos contou que pensar na gente apoiando ele, o fez perder um pouco do medo que estava sentindo”.

Ficha técnica:

Produção: João Iansen