Apesar do crescimento, setor apresenta condições precárias de trabalho

Em Ponta Grossa, estima-se que 1,9 mil pessoas trabalham em condições gerais de trabalho por meio de plataformas digitais. Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre ‘Teletrabalho e Trabalho por Meio de Plataformas Digitais’. A pesquisa revela um crescimento do número de trabalhadores por meio de aplicativos de serviço no país.

A PNAD Contínua investigou quatro tipos de plataformas digitais: apps de táxi, transporte particular (como a Uber), serviços de entrega de produtos e aplicativos de serviços gerais e profissionais. De acordo com o analista da pesquisa Gustavo Geaquinto, 80% dos trabalhadores plataformizados são homens e a maior parte têm nível de escolaridade intermediário, com ensino médio completo ou superior incompleto. Existe também uma concentração de trabalhadores com idade entre 25 a 39 anos. O analista explica as condições do trabalho pelos apps. “Comparado com os outros trabalhadores, a quantidade de horas de trabalho é maior e o rendimento por hora é abaixo”, analisa Gustavo.

Mais de 70% dos trabalhadores plataformizados estão em situação de informalidade no trabalho, revela a pesquisa do IBGE. A advogada e professora de Direito Hanna Caroline Kruger ressalta que não existe legislação para regular os serviços pelas plataformas digitais, o que precariza as relações trabalhistas. “O trabalho não tem proteção jurídica, não tem garantias nem proteção social ou da previdência social ao trabalhador”, explica a professora.

Nátaly Jubanski, mestranda em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, avalia que as condições de trabalho são desumanas. "A jornada de trabalho que essas pessoas cumprem está acima da média em comparação com quem trabalham formalmente”, avalia. A advogada também orienta que os trabalhadores organizem-se para reivindicar condições dignas de trabalho.

MOTO MOTOCICLISTA MOTOBOY Alana Fonseca

Foto: Alana Fonseca / A maioria dos trabalhadores são homens com idade entre 25 e 39 anos

Ficha técnica:

Produção: Gabriele Proença e Gabriela Denkwiski