A programação inclui palestras com jornalistas e oficinas práticas com temas voltados ao exercício da profissão

O Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual (DEJOR) de Ponta Grossa realiza a 32ª edição da Semana de Comunicação, agendada para transcorrer entre os dias 20 e 24 de novembro na Casa da Cultura. O acesso ao evento é aberto e gratuito para toda a comunidade.

A SECOM, Semana de Comunicação, representa um evento anual promovido pelo curso de Jornalismo da UEPG, onde profissionais de todo o país são convidados a dividir suas vivências e práticas no campo da comunicação. Uma inovação para este ano na Semana de Integração e Resistência é a estreia da Mostra Cine CAJOR Hélcio Kovaleski, que apresentará diariamente, a partir das 14h, a exibição de um filme ao longo da semana.

Screenshot 20231117 092921 Instagram

As palestras procuram contemplar diferentes assuntos de interesse dos acadêmicos de jornalismo, contribuindo para sua formação. A jornada de debates terá início na próxima segunda-feira (20), com a jornalista Maria Cecília Guirado, que irá abordar o tema “Gabriel Garcia Marquez: de Macondo a Fundação Gabo”. Já na terça-feira (21), os interessados serão contemplados com a palestra ministrada pela jornalista do Intervozes, Olívia Bandeira, com o tema: “Quem controla a mídia? dos velhos oligopólios às big techs”. Já no dia seguinte, Bruno Paes Manso falará sobre “Dinheiro, fé e fuzil: o Brasil do crime e da religião sob investigação”. Quinta-feira (23) será o dia de Marcos Paulo, debatendo a temática “As formas jornalísticas no horizonte da desinformação". E finalizando a semana de palestras, na sexta-feira (24), será abordado o assunto “Jornalismo declaratório, desinformação e naturalização dos pseudofatos”, por Luãn Chagas.

Para o professor de jornalismo, Ben-Hur Demeneck, a palestra de abertura é um marco para fortalecer os laços entre as universidades do Paraná, além de valorizar professores e cursos por meio da divulgação da pesquisa docente produzida nas universidades. “É importante mostrar para a comunidade acadêmica sobre o valor do jornalismo através da figura de Gabriel Garcia Marquez”, complementa, argumentando que o tema abordado por Maria Cecília também dá a possibilidade de trabalhar e conhecer a memória de uma figura jornalística, e literária, da América Latina.

As oficinas, por sua vez, serão realizadas durante o período da tarde, com horário de início às 13:30hrs. A cada dia duas oficinas são disponibilizadas para aqueles que se inscreveram anteriormente, com uma programação diversa, envolvendo assuntos como: Prática de narração esportiva, produção de podcast, fotografia em eventos culturais e processo de produção em audiovisual.

A Coordenadora Geral do Cajor, Júlia de Oliveira, conta que a Semana de Integração e Resistência é um espaço para complementar o currículo dos alunos, sendo um fruto da resistência dentro do curso. A acadêmica também adiciona sobre a importância de debates e discussões sobre tudo que acontece dentro do meio jornalístico e social. Partindo desse princípio, as oficinas foram planejadas com objetivo de integrar os acadêmicos para que eles possam ter contato com experiências que acrescentem em seu ensino durante a formação de suas carreiras.

A programação do evento inclui palestras todas as manhãs às 9h na Casa da Cultura, e oficinas diárias em dois horários: às 13h30 e às 15h.

SEGUNDA (24/11):
- MANHÃ: Maria Cecília (Palestra + lançamento do livro)
- TARDE: Narração esportiva (Ricardo silveira) e Comunicação Inclusiva (Maria Antônia Marçal)
- Cine CAJOR: Ron Bugado (2021)

TERÇA (25/11)
- MANHÃ: Olívia - Quem controla a mídia?
- TARDE: Produção de Podcast (Thais Schio) e Traumas dos jornalistas (Paula Melani Rocha)
- Cine CAJOR: A crônica de Boston (2021)

QUARTA (26/11)
- MANHÃ: Bruno - Dinheiro, fé e fuzil