O objetivo é manter o jogo em atividade entre os praticantes

FOTO LARISSA ONORIO 2

Foto: Larissa Onório

Quem aí lembra do anime Yu-Gi-Oh!, que fez sucesso no Brasil em 2003? Apesar do sucesso ter ocorrido no  país há 20 anos, a franquia de mangás, animes e card games  continua sendo lembrado nos dias de hoje. A franquia ainda tem atraído fãs e jogadores de variadas faixas etárias, inclusive jovens que não chegaram a acompanhar o hype dos animes. O card game consiste em usar cartas para duelarem entre si, simulando uma batalha de monstros. O objetivo é enfraquecer o oponente, até zerar os pontos de vida. Claro, sem os efeitos visuais e dramáticos presentes na série e no mangá.

Em Ponta Grossa é possível encontrar uma organização de Yu-Gi-Oh!, criada recentemente na cidade. A Associação Yugioh de Ponta Grossa foi fundada em maio de 2023 com o objetivo de promover um espaço em que os jogadores pudessem se reunir e jogar. Um dos responsáveis pela organização sem fins lucrativos, Vilmar Junior Wrobel, explica que a ideia de criar uma associação surgiu porque “a gente percebeu que se a gente não fizesse isso, infelizmente o jogo iria morrer na cidade”, relata. Os responsáveis conseguiram um espaço na Arena Multiuso para a realização de encontros, treinos e torneios. A Nuntiare conversou com três associados entre 17 a 32 anos, que relataram suas opiniões acerca da integração que a associação promove.

Integração entre diferentes públicos

O estudante de ensino médio Davi Lucas Garcia Gonçalves, de 17 anos, já conhecia o anime ‘Yu-Gi-Oh!’ e jogava os games online. De acordo com o estudante, a diferença de idade entre os jogadores da associação influencia nas estratégias e estilos de jogo de cada um. “Os mais velhos geralmente têm mais experiência no jogo, conseguem comprar mais cartas, possuem decks (baralho de carta) melhores”, relata. No entanto, ele destaca que o maior benefício disso é o aprendizado e ensinamentos que os mais experientes passam para os jogadores mais novos.

Um jogador associado mais experiente, é o professor de história e geografia, Mauricio Eduardo Farias de Miranda, de 26 anos. Com quase 20 anos de prática no card game, o professor afirma que ‘Yu-gi-Oh!’ é um dos jogos mais complexos que já jogou. Ele opina que a diferença de idade entre os jogadores influencia na capacidade de aprendizagem de cada um, na forma de organizar suas cartas e pensar em estratégias de duelo. “Pessoas mais jovens, ao jogar o game, podem ter essa capacidade de armazenar mais rapidamente as informações e aprender mais rápido. Mas, por outro lado, jogadores mais velhos tendem a ser mais maduros e experientes”, reflete Mauricio, baseado em um estudo que realizou sobre Neurociência Educacional.

Um dos membros mais velhos da Associação Yugioh de Ponta Grossa é o gerente de escola de idiomas Herbert Patrick Morais, de 32 anos, que há cerca de 15 anos joga com cartas originais, viaja e ganha premiações. Sobre a diferença de idade entre os associados, Herbert toma a própria experiência como exemplo. “Quando eu era adolescente, eu tinha mais tempo para treinar e conhecer jogadas. Isso me fez ter maior conhecimento sobre o jogo em si. Porém, eu não tinha muito dinheiro para comprar cartas melhores. Hoje eu já tenho esse dinheiro, eu só não tenho tempo para treinar”, comenta.

Pode-se perceber nas conversas com os associados que todos destacam a existência de um respeito mútuo entre os membros mais jovens e os mais velhos da associação. Os eventos e torneios de Yu-Gi-Oh! realizados na cidade tem proporcionado integração entre diferentes públicos, claro que todos ligados por um interesse em comum, mas de idades e vivências diferentes.

Yu-Gi-Oh! em Ponta Grossa

Yu-Gi-Oh! é uma franquia japonesa de mídias, composta por mangás, animes, videogames e jogos de cartas. A franquia é originada, primeiramente, dos mangás, lançados em 1996 pela editora Shueisha e escritos e ilustrados por Kazuki Takahashi. A Associação Yugioh de Ponta Grossa organiza torneios e eventos semanais, abertos para a participação de todos os públicos. Todo domingo à tarde, a partir das 15h, a associação realiza torneios na Arena Multiuso. Para aqueles que tiverem interesse, fiquem ligados na programação divulgada sempre no Instagram da associação: @ayugiohpontagrossa.

Ficha técnica:

Produção: Larissa Onório