Em três meses, foram instalados seis equipamentos no município
Os novos semáforos instalados diferem de outros modelos utilizados na cidade, como este localizado na Rua Pentealdo de Almeida esquina com a Rua Bonifácio Vilela. Foto: Iolanda Lima
Prefeitura de Ponta Grossa instala novo semáforo no cruzamento da Rua Visconde de Mauá com a Rua Saint Hilaire em Oficinas, dessa forma o número de equipamentos chega a 137 na cidade. A justificativa da Prefeitura para a instalação são problemas de fluxo na rua Saint Hilaire, com longas filas em horários de pico, que se estendiam até a Balduíno Taques. O preço médio de cada instalação varia de acordo com o local e considera aspectos necessários que se fazem necessários para sua implantação/revitalização. Nos últimos seis semáforos o valor médio foi de R$262.467,93 para cada equipamento, segundo Juarez Alves, Diretor do Departamento de Engenharia do Tráfego.
Para Luiz Ricardo Ferreira, morador do bairro Oficinas, que se desloca diariamente para o Centro para trabalhar, o novo semáforo gera congestionamento no início da manhã e no final da tarde. “Pra mim, que trabalho no Centro e preciso deixar meus filhos na escola antes do trabalho, ficou ruim, pois mesmo saindo um pouco mais cedo que o normal, acabo me atrasando para chegar no serviço, por conta das filas que a gente encontra neste trajeto”, relata Luiz.
Além deste cruzamento, a rua Balduíno Taques com a Carlos Osternak, no Centro, recebeu revitalização após moradores alegarem equipamento inadequado, o que gera problemas nos cabeamentos da região, falta de internet e energia. Foi instalado um semáforo que utiliza o sistema sub-controlador, o qual constata o fluxo de carros e se adapta para melhorar a dinâmica. A resposta do órgão público foi a melhora no trânsito dos pedestres em horários de pico e evitar congestionamento na Balduíno Taques com a Estanislau Piekarski.
Para a estudante Izabela Medeiros, que faz o trajeto do Centro para Oficinas, as novas instalações causaram confusão na primeira semana. “Não dá pra negar que nos primeiros dias a fila de carros era grande. Na volta pra casa, no horário de pico, a situação sempre é caótica, mas ultimamente tem sido pior”, descreve Izabela.
O diretor Juarez conta que serão instalados mais seis semáforos no município, sobre faixas elevadas em frente aos colégios estaduais. De acordo com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, cada local apresenta situação específica como precaução de acidentes, melhorias na fluidez de via secundária, fluxo de pedestres, entre outras situações.
Ficha técnica
Produção: Diego Chila
Edição e publicação: Iolanda Lima e Joyce Clara
Supervisão de produção: Muriel Amaral
Supervisão de publicação: Cãndida de Oliveira e Luiza C. dos Santos