Em três meses, foram instalados seis equipamentos no município

WhatsApp Image 2024 03 27 at 14.50.56

Os novos semáforos instalados diferem de outros modelos utilizados na cidade, como este localizado na Rua Pentealdo de Almeida esquina com a Rua Bonifácio Vilela. Foto: Iolanda Lima

Prefeitura de Ponta Grossa instala novo semáforo no cruzamento da Rua Visconde de Mauá com a Rua Saint Hilaire em Oficinas, dessa forma o número de equipamentos chega a 137 na cidade. A justificativa da Prefeitura para a instalação são problemas de fluxo na rua Saint Hilaire, com  longas filas em horários de pico, que se estendiam até a Balduíno Taques. O preço médio de cada instalação varia de acordo com o local e considera aspectos necessários que se fazem necessários para sua implantação/revitalização. Nos últimos seis semáforos o valor médio foi de R$262.467,93 para cada equipamento, segundo Juarez Alves, Diretor do Departamento de Engenharia do Tráfego.

Para Luiz Ricardo Ferreira, morador do bairro Oficinas, que se desloca diariamente para o Centro para trabalhar, o novo semáforo gera congestionamento no início da manhã e no final da tarde. “Pra mim, que trabalho no Centro e preciso deixar meus filhos na escola antes do trabalho, ficou ruim, pois mesmo saindo um pouco mais cedo que o normal, acabo me atrasando para chegar no serviço, por conta das filas que a gente encontra neste trajeto”, relata Luiz.

Além deste cruzamento, a rua Balduíno Taques com a Carlos Osternak, no Centro, recebeu revitalização após moradores alegarem equipamento inadequado, o que gera problemas nos cabeamentos da região, falta de internet e energia. Foi instalado um semáforo que utiliza o sistema sub-controlador, o qual constata o fluxo de carros e se adapta para melhorar a dinâmica. A resposta do órgão público foi a melhora no trânsito dos pedestres em horários de pico e evitar congestionamento  na Balduíno Taques com a Estanislau Piekarski.

Para a estudante Izabela Medeiros, que faz o trajeto do Centro para Oficinas, as novas instalações causaram confusão na primeira semana. “Não dá pra negar que nos primeiros dias a fila de carros era grande. Na volta pra casa, no horário de pico, a situação sempre é caótica, mas ultimamente tem sido pior”, descreve Izabela.

O diretor Juarez conta que serão instalados mais seis semáforos no município, sobre faixas elevadas em frente aos colégios estaduais. De acordo com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, cada local apresenta situação específica como precaução de acidentes, melhorias na fluidez de via secundária, fluxo de pedestres, entre outras situações.

Produção: Diego Chila

Edição e publicação: Iolanda Lima e Joyce Clara