Universitários são os mais afetados e chegam tardiamente às aulas por conta do atraso do transporte

A linha de ônibus que liga o terminal Uvaranas à Nova Rússia passa por instituições de ensino como a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pelo Colégio Estadual Kennedy e, por isso, é muito usada por estudantes. Devido ao grande número de passageiros  há a superlotação. Outra reclamação é o atraso dos ônibus, que  deveriam passar a cada 30 minutos. Com isso, alguns alunos relatam prejuízos, pois chegam depois do horário em aulas e estágios.

ônibus selvagens

A linha de ônibus que liga o terminal Nova Russia ao terminal Uvaranas passa a cada trinta minutos | Foto: Annelise dos Santos

Henrique Martins, estudante de serviço social da UEPG, utiliza a linha nos horários das 11h 45 e 12h10. Segundo ele, o primeiro horário está tranquilo em relação ao número de pessoas. Porém, no segundo horário, além de o ônibus atrasar, há a superlotação. “Após o ponto do colégio Regente [região central] ele começa a lotar e ficar desconfortável, principalmente por encher de alunos adolescentes saindo do colégios, eles se comportam mal e chega a ser irritante para quem está indo trabalhar”, afirma Henrique . O estudante conta que já chegou muitas vezes atrasado no estágio por conta do ônibus e acredita que há formas de resolver a superlotação. “Acredito que seria bom um ônibus articulado podendo comportar mais pessoas sem haver o desconforto dos passageiros”, finaliza.

A estudante da UEPG Rafaelly Duma recorre à mesma linha, porém às 07h30 e às 17h30. Ela traz a mesma reclamação sobre a demora e a quantidade de passageiros. Para evitar atrasos nas aulas, Rafaelly pega o ônibus mais cedo. “Eu pegava um horário antes justamente pelo atraso. Se fosse pegar em horários a partir das 7h30, iria me atrasar para chegar às 8h15”. A aluna critica também os horários e o número  de ônibus disponíveis. Ela afirma que normalmente são dois que rodam de trinta em trinta minutos, mas quando atrasam, na maioria das vezes, os dois chegam e saem juntos do terminal.

A equipe do Periódico entrou em contato com a Prefeitura para explicar o caso  e com a Viação Campos Gerais (VCG), empresa responsável pelo transporte público em Ponta Grossa, mas até o fechamento desta reportagem, não  teve retorno.

Ficha Técnica:
Produção: Eduarda Macedo