Universidade realiza melhorias em relação a falta de iluminação no campus Uvaranas

Mel Pires

O Campus de Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa possui 52 km de extensão. Foto: Mel Pires

A segurança no Campus de Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ainda é tema de debate entre discentes da instituição. As reclamações estão em torno principalmente da falta de iluminação nos ambientes abertos da universidade, o que provoca insegurança às acadêmicas da instituição que circulam nesses espaços.

Fernanda Da Silva Mayer, 20, é aluna do curso de bacharelado em Educação Física desde 2021 e relata que quando entrou na universidade foi alertada sobre os riscos de transitar pelo campus. “Não recomendo andar sozinha. Os próprios professores falam para a gente não andar sozinha à noite porque é perigoso”, afirma a estudante. “Não me lembro muito bem, mas quando eu entrei, no dia da acolhida mesmo, os professores já falaram sobre isso”, completa.

Para as acadêmicas, o medo de assaltos, assédio e até mesmo algum tipo de agressão sexual se agrava à noite devido a falta de iluminação. Para Raissa Dups Eurich, 20, estudante do quarto ano de licenciatura em Educação Física, o campus é uma área de grande vegetação e pouca iluminação. “Tem um ponto muito específico da UEPG, que tem um bosque, um caminho perto do trem, perto da curva que leva pro bloco G. Ali é muito escuro. Até mesmo de manhã, durante o dia, dá medo de passar por ali porque só tem árvores”, afirma. Raissa também relata que evita andar desacompanhada nas redondezas do bloco onde estuda. “O bloco de educação física é o mais isolado dos outros que têm aula à noite. Os outros cursos ficam na central de salas, por isso a gente sempre toma cuidado para não ir em lugar muito escuro, ainda mais sozinha”, afirma.

A UEPG vem fazendo algumas ações para minimizar os riscos. Segundo a Coordenadoria de Comunicação Social, a instituição concluiu, em 2019, a segunda etapa do projeto “Rota Segura”, que resultou na instalação de 268 postes de iluminação led e troca de 50 câmeras de alta definição no Campus Uvaranas. O projeto se deu em duas etapas e teve início no ano de 2018.

A Coordenadoria de Comunicação também afirma que os canais oficiais da instituição não receberam denúncias recentes. Além disso, a instituição reforça que as denúncias sejam registradas oficialmente pelo canal da Ouvidoria da UEPG através do telefone (42) 3220 3184 ou pelo e-mail ouvidoria@uepg.br. A pró-reitoria de assuntos estudantis (PROEX) também conta com canal de Escuta através do WhatsApp 42 3220-3237.

Segurança em debate

Dentro da Universidade, a questão da insegurança, assédio e agressão contra mulheres, de forma mais ampla, também aparece como debate em projetos específicos. É o caso do projeto de extensão “O que você estava vestindo?”, ministrado pela professora de Ciências Biológicas da UEPG Marcela Teixeira Godoy.

Segundo a professora, constantemente o projeto promove rodas de conversa, exposições e palestras sobre o tema de ameaça a segurança em casos de agressão e assédio sexual que podem ocorrer em qualquer lugar, não somente na universidade. O projeto também proporciona um lugar seguro para estudantes debaterem sobre o tema.

DSC 0007

Projeto “O que você estava vestindo?” reune mulheres para discutir e compartilhar experiências de violência de gênero. Foto: Livia Hass

Para Marcela, o debate sobre essas questões pode libertar as vítimas da culpa além de alertar outras mulheres. “Elas se identificam muito com as falas e elas vêm contar suas histórias espontaneamente. A gente vê o poder que tem a fala e o acolhimento desse relato. É libertador e transformador”, afirma. No mês de março deste ano, em comemoração ao dia da mulher, o projeto promoveu uma exposição na Biblioteca Central que ficou durante todo o mês.

Ficha Técnica:
Produção: Lívia Hass