A principal crítica dos instrutores e aprendizes é a falta de faixas centrais na pista e placas de sinalização

Alunos das auto escolas de Ponta Grossa apresentam dificuldade de posicionamento nas vias | Foto: Loren Leuch

Tirar a primeira habilitação é algo esperado por muitos jovens ao completarem seus 18 anos, visto que a carteira de motorista é, de certa forma, sinônimo de liberdade. O processo para obtenção da carta se inicia com os exames de aptidão física e psicológica, seguidos das aulas teóricas e práticas preparatórias para a prova de direção veicular.

Em Ponta Grossa, algumas das práticas e o exame acontecem no bairro Ronda, onde fica localizado o prédio do Detran. Por ser o lugar de aplicação do exame, espera-se que as vias sejam bem sinalizadas, mas na realidade isso não é o que acontece. As ruas do  bairro  possuem sinalização incompleta , principalmente por não possuir faixas centrais para dividir as vias de mão dupla.

Deivid Ricardo Campos, instrutor de autoescola desde 2017, explica que a falta de faixas centrais é um obstáculo ao aprendizado. “O aluno não tem maturidade de entender a noção do espaço. Então, quando não há faixa central, ele tem dificuldade de se orientar na via”, aponta. Campos acrescenta que, por conta disso, os instrutores devem redobrar a atenção e ensinar os alunos de uma maneira mais simplificada  .

Apesar das condições adversas das vias (buracos, irregularidades, falta de acostamento e sinalização) ser comum em todos os bairros da cidade, alunos pressupõem que no Ronda deveria ser diferente. Afinal é lá que são realizadas as suas provas. Tendo em vista que estão em um processo de aprendizagem, quando  se está atrás de um volante, “ruas bem asfaltadas e sinalizadas é o mínimo que se espera encontrar para ter boa prática e aplicar os conhecimentos passados nas aulas”, observa a aprendiz  Mel do Amaral Luz.

Leonardo Andrade de Matos também está se preparando para os exames e espera conseguir sua carteira logo. Ele reclama da situação das ruas onde será obrigado a fazer o teste de direção veicular. “A ausência de asfalto  é problemática, visto que pode causar problemas mecânicos no carro ou até mesmo acidentes graves. Fora que o tempo todo tem que se tomar cuidado para desviar dos buracos e evitar invadir a outra faixa”, salienta.

A instrutora Rhayanne Massalak Ribeiro esclarece que é mais problemático para o aluno a falta de sinalização horizontal, pois ele está em processo de aprendizagem e precisa dessas referências. “Ter a sinalização central é importante para aqueles que estão começando no trânsito tenham melhor percepção de onde se encontra posicionado seu veículo”. Ela ainda comenta que a falta do asfalto nas vias é um empecilho, contudo não acredita que isso traga tantos problemas para o processo de  aprendizado.

O Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN - PR), como é um órgão Estadual, não tem poder para promover as melhorias nas ruas do bairro. Para o órgão, se um aluno agendou seu exame, é porque está apto para realizar a prova, independente da qualidade da via e da deficiência de sinalização, visto que todo motorista deve trabalhar com as condições adversas. A busca por melhorias do sistema de trânsito no município deve vir da população. A comunidade deve  abrir protocolos junto a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa para solicitar a intervenção da administração.  A reportagem entrou em contato com o Departamento de Transporte (SMIP) de Ponta Grossa, em busca de informações sobre projetos para melhorar a sinalização de trânsito da cidade, mas até o momento de fechamento do texto, não obteve respostas.

Produção: Loren Leuch

Edição e publicação: Diogo Laba e Nicolle Brustolim