Moradores se animam com a possibilidade de ganhar um carro clássico e bem conservado

“Um ícone que transcende gerações” é o slogan usado para divulgar o fusquinha azul estacionado em frente à igreja Matriz São Pedro Apóstolo, alvo da cobiça de muitos moradores dos bairros Chapada e Piriquitos. A exemplo do ano passado, as comunidades, sob o comando das igrejas da região, resolveram fazer uma nova rifa para a alegria da população. Quem passa pelo local pode ver o fusca estacionado na Avenida Melvin Jones, Chapada, onde acontece a venda da rifa, atividade organizada pelas Paróquias São Francisco de Assis e São Pedro Apóstolo, que buscam arrecadar fundos para a evangelização.

O Fusca azul, de 1968, fica no local todos os sábados durante a manhã e à tarde. O veículo chama a atenção das pessoas e muitas delas já garantiram o bilhete para, se sorteado, levar o prêmio para casa. O dinheiro é destinado ao financiamento e construção de acampamentos, que funcionam como retiros da Igreja Católica.

Frei Fábio Júnior de Deus, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, no distrito de Piriquitos, conta como surgiu a iniciativa de sortear um fusca. “A ideia é antiga, o fusca é um carro de época que traz muitos sentimentos. Existem muitos veículos clássicos que marcaram gerações, porém o fusca desperta algo especial nos brasileiros”, explica. Fábio conta que o fusquinha azul 1300 foi adquirido em uma revenda de automóveis e não precisou de reparos. Ele já estava pronto para ir a sorteio.

Roseli de Almeida, auxiliar de cozinha, resolveu apostar na sorte, impressionada com a beleza do fusquinha. Comprou a rifa ao passar em frente à igreja. “Eu achei ele lindo. É um sonho de criança pra mim comprar e ter um fusca, só para deixar na garagem e usar em passeios com a família, já que por onde ele passar, vai chamar a atenção”, declara.

O sorteio do fusca azul será nos Dia dos Pais, 11 de agosto, no Convento São Francisco, ainda sem horário definido. As famílias que compraram a rifa poderão assistir o sorteio por uma live nas páginas do Facebook das paróquias. Os participantes que moram na região conseguem assistir ao sorteio direto no local, e caso ganhem, podem retirar o veículo na hora. A divulgação das vendas ocorre nas redes sociais das paróquias e o valor da rifa é de apenas R$20,00, o que motiva os moradores da região a tentarem a sorte.

IMG 20240604 094744

Moradores compram a rifa do fusca azul, por 20 reais, que será sorteado no Dia dos Pais. Foto: Lucas Veloso

O apego sentimental em torno do Fusca

A herança afetiva em torno dos fuscas passa de geração em geração. Julia Menon, jovem aprendiz e estudante de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa, explica como desenvolveu afeto pelo veículo. “A decisão de comprar um fusca azul foi na intenção de manter uma tradição familiar. Eu descobri, quando tinha uns 16 anos, que o fusca havia sido o primeiro carro dos meus pais. Por isso, quis ter um fusca como o primeiro carro registrado em meu nome”, recorda.

Julia relembra momentos marcantes que viveu com o seu fusca. O primeiro aconteceu logo depois de receber a habilitação provisória, quando sofreu um acidente e o veículo teve a estrutura danificada. Após dois anos e sete meses em reforma, Julia recuperou o automóvel e passou a ficar mais atenta no trânsito. A estudante também revela que irá criar novas memórias com o seu fusca azul em breve: “No dia 22 de junho, meu pai estará me levando para meu casamento, dirigindo meu azulzinho, pois não poderia deixar meu fusquinha de fora desse dia tão especial”.

Angelina Troyner, aposentada e moradora do Chapada, conta que ao mudar-se de Três Bicos, distrito do município de Cândido de Abreu-PR, para Ponta Grossa, trouxe na bagagem um fusca vermelho. Era a sua principal alegria. “Meu marido carregava nossas filhas para todos os lugares e ia para o trabalho. Foi o carro que trouxe a gente pro lugar em que estamos até hoje, lembro com muito carinho”, relata. Angelina também comprou a rifa do fusca azul da Paróquia São Pedro Apóstolo e São Francisco de Assis. Tem saudades de um fusca em sua casa, época em que viveu momentos de alegria com suas cinco filhas e seu marido, Emílio Troyner.

A renda dos fuscas

A iniciativa das paróquias começou no ano passado (2023), com o sorteio de  um fusca vermelho, ano de 1975. O grande vencedor foi Adilson de Araújo, morador conhecido na comunidade paroquial. Sorteado no Natal de 2023, a rifa do fusca vermelho rendeu em torno de 150 mil reais, dinheiro destinado a compra de materiais de construção e suprimentos com objetivo de construir acampamentos  para a evangelização de jovens e adultos na região.

O fusca azul custou aos caixas das paróquias em torno de 20 mil reais. A expectativa de vendas da rifa para o fusca azul deste ano é de 300 mil reais. Com esses recursos, os organizadores esperam pagar as dívidas da compra dos materiais de construção, uma vez que o dinheiro doado pela comunidade não é suficiente para os gastos com o novo acampamento. Inclusive, as comunidades  aceitam doações de cimento, tijolo, areia e tudo que envolve construção civil. Os interessados em doar esses produtos ou repassar valores em dinheiro podem entrar em contato com a secretaria da igreja São Francisco de Assis, (42) 99156-1555. Frei Fábio garante que novos sorteios de fuscas e outros carros estão nos planos futuros das paróquias São Pedro Apóstolo e São Francisco de Assis.

Produção: Lucas Veloso

Edição e publicação: Loren Leuch e Mariana Borba