Empresas têm adotado medidas para prevenir golpes

A compra de ingressos online, que deveria ser uma experiência prática e segura, tem se tornado um problema para consumidores e organizadores de eventos. Com o avanço da tecnologia e a popularização do comércio eletrônico, os festivais, shows, festas universitárias e eventos esportivos optam pela venda de ingressos não somente presencial, como também por meio de sites oficiais e aplicativos. Relatos de golpes envolvendo ingressos adulterados e transações falsas têm crescido, causando prejuízos às empresas do setor e aos frequentadores. 

A promessa de ingressos com valores abaixo do mercado atrai consumidores, que se tornam vítimas de fraudes. O especialista em segurança digital de Curitiba, Walisson Lopes, ressalta que a educação digital inclui a compreensão dos sinais de alerta, como a diferença nos preços e o uso de métodos de pagamento seguros. “A discrepância no valor do ingresso é um dos maiores indicativos de fraude. Os golpistas tentam usar o preço muito baixo para atrair compradores e então aplicar o golpe”, explica Lopes. 

Em Ponta Grossa a situação não é diferente, desde torcedores do Operário Ferroviário até fãs de grandes shows e festivais vêm sendo alvo de criminosos. Esse cenário tem levado empresas a adotarem medidas preventivas mais rigorosas e intensificarem os esforços para conscientizar os consumidores sobre os riscos envolvidos, destacando também o impacto financeiro tanto para as empresas quanto para o público consumidor. 

De acordo com um formulário disponibilizado online pela reportagem, 64,9% dos entrevistados afirmaram que compram ingressos pela internet, com preocupações e receios de serem vítimas de golpes. Além disso, 18% já compraram ingressos falsos ou de cambistas e 46,4% dos respondentes estão preocupados com a possibilidade de não receber o ingresso adquirido via internet. Os dados sugerem que, apesar da confiança predominante nas plataformas de venda, a insegurança em relação à entrega dos ingressos ainda é um problema relevante para uma parte considerável dos consumidores.

João Vitor Lemos Viechneiski, engenheiro, é um dos consumidores que sofreu um golpe na compra de ingressos online. Ele relatou que descobriu a fraude apenas no momento em que tentava entrar no evento. “Infelizmente, depois de passar horas na fila, só percebemos que os ingressos eram falsos no momento em que tentamos passar pelo portão de entrada. Ao escanear o QR Code do ingresso, a máquina alegou que o ingresso já tinha sido utilizado há quase 2 horas,” afirmou Viechneiski. O processo de compra começou nas redes sociais, onde Viechneiski encontrou um anúncio de uma pessoa que alegava ter ingressos disponíveis.

Captura de tela de conversa com golpista

Golpes de ingressos falsos tem crescido devido ao aumento de compras online | Foto: Arquivo pessoal

"Minha namorada já havia comprado o ingresso de um amigo dela que não conseguiria mais comparecer ao evento, e então, como a venda oficial dos ingressos já estava esgotada, fui procurar nas redes sociais se encontrava alguém vendendo", conta Viechneiski. 

Viviane Nunes Bueno, coordenadora de operações do Operário Ferroviário Esporte Clube, explica as medidas de segurança adotadas pelo clube, que vão desde o controle rigoroso de limite de compra de ingressos por CPF até a utilização de QR Codes dinâmicos para impedir a revenda. “Assim podemos identificar o torcedor que se comporta de maneira estranha, como comprar muitos ingressos no mesmo cadastro”, conta Bueno. Além disso, o clube utiliza um sistema exclusivo de impressão para os ingressos físicos, fazendo com que cada bilhete tenha uma numeração única que é rastreada desde o momento da compra até o uso nas catracas do estádio, no dia do jogo.

Theo Viana, diretor comercial da União Eventos, empresa especializada em eventos universitários, ressalta que os golpes geralmente ocorrem fora das plataformas oficiais de venda. Ele explica que essas fraudes são mais comuns quando alguém tenta comprar ingressos de uma pessoa que finge ter adquirido os bilhetes e os revende a um preço reduzido, prometendo uma venda mais rápida e fácil. “No final, essa pessoa acaba enviando um print de um ingresso com um QR Code falso ou adulterado”, alerta Viana. O diretor enfatiza que, embora esses casos sejam raros, eles ainda geram um impacto. “Qualquer situação de golpe resulta num impacto (mesmo que mínimo) ao nosso evento, por termos todos os procedimentos e protocolos para explicar ao comprador sobre a situação. Acaba que temos um resultado positivo, porque no final a pessoa entende que ela mesma cometeu um erro ao confiar no golpista”, esclarece Viana. 

A advogada especialista em direito ao consumidor, Andressa Krita, observa um aumento no número de clientes que procuram escritórios de advocacia após serem vítimas de golpes online. Ela afirma que um dos principais tipos de fraudes são as páginas falsas que imitam lojas oficiais na internet, oferecendo ingressos a preços atrativos. “Os consumidores devem sempre procurar pelo cadeado que aparece ao lado do link do site, utilizar o próprio Google onde identifica o status da navegação e consultar o CNPJ da empresa via site da Receita Federal ”, descreve a advogada. Andressa indica que pessoas que foram vítimas de golpes realizem boletim de ocorrência e busquem assistência jurídica para conseguir uma ação de indenização por danos morais.

Maria Eduarda dos Santos, de 22 anos, passou por essa experiência. Ela comprou um ingresso para a maior turnê que passou pelo Brasil em 2023, a The Eras Tour da cantora americana Taylor Swift. O  site falso imitava o verdadeiro. Maria Eduarda  relata que perdeu mais de R$900 no golpe. "A compra do ingresso só podia ser feita via Pix, e logo após o pagamento, recebi um e-mail dizendo que o ingresso seria entregue em até um dia útil, mas nunca recebi nada, e o site saiu do ar", conta Santos. Após perceber que havia sido vítima de um golpe ao ver reclamações nas redes sociais, ela procurou a Polícia Civil e registrou um boletim de ocorrência. 

Além das medidas de segurança implementadas pelas empresas e organizadores de eventos, a conscientização dos consumidores desempenha um papel crucial na prevenção de golpes. Muitas fraudes podem ser evitadas se os compradores estiverem bem informados sobre como identificar sites e vendedores confiáveis. Para proteger-se contra fraudes na compra de ingressos, Walisson Lopes enfatiza a importância de evitar transações com terceiros desconhecidos. “A melhor prática é adquirir ingressos diretamente de fontes confiáveis ou de pessoas conhecidas”, aconselha Lopes. 

Empresas pedem dados pessoais para garantir que consumidores não forem vítimas de golpes 1

Empresas pedem dados pessoais para garantir que consumidores não forem vítimas de golpes | Foto: Betania Ramos da Silva 

O Procon de Ponta Grossa alerta para a necessidade de atenção redobrada ao realizar compras online, principalmente no que se refere à proteção de dados pessoais, como RG e CPF. O uso de senhas fortes e a manutenção de todos os registros da transação, como números de protocolo e confirmações de pedido, são fundamentais para garantir respaldo em caso de problemas. Antes de encerrar qualquer compra, o Procon recomenda checar a reputação da empresa no portal do Procon-PR e em sites de reclamações para evitar transtornos futuros.

 

Ficha Técnica

Produção: Betania Ramos da Silva e Radmila Baranoski

Edição: Karen Stinsky e Lívia Maria Hass

Publicação:  Annelise dos Santos 

Supervisão de produção: Carlos Alberto de Souza

Supervisão de publicação: Aline Rosso e Kevin Furtado