Depois de quase cinco anos inativo, entidade realiza votação para eleger nova coordenadoria
Serão 8 urnas no geral, divididas entre campi Uvaranas e Central. | Foto: Ana Beatriz de Paiva
Depois de quase cinco anos parado, o Diretório Central de Estudantes Joaquim de Paula Xavier (DCE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) retorna às atividades, com novas eleições em 17 de setembro. As eleições acontecem em ambos os campi da universidade. Segundo Manuela Freitas, acadêmica de Letras e a atual presidente da Comissão Eleitoral (CE), o DCE é a maior representação estudantil dentro da instituição. “É a entidade máxima de representação discente. Muitos cursos não possuem diretório ou centro acadêmico, alguns estão desativados e outros estão voltando agora. Voltar como um Diretório Central é extremamente importante.”, afirma.
A comissão eleitoral de 2024 do DCE é composta por alunos voluntários dos cursos de Letras, História, Geografia e Direito, escolhidos através de assembleia geral. Segundo o informativo, postado nas redes sociais da comissão, o grupo é composto por alunos escolhidos pelos diretórios e centros acadêmicos da universidade, que organizam e fiscalizam as eleições dos novos membros. “A comissão tem como dever garantir que a eleição siga as orientações dos estatutos do DCE e da UEPG, além de ser justa, democrática e aberta a todos os alunos da instituição”, explica Freitas.
Segundo Manuela, alguns diretórios e centros estavam em atividade para reestruturar o DCE ao longo dos anos. Para se inscrever, a chapa precisaria de no mínimo 21 acadêmicos divididos em nove coordenadorias. No entanto, apenas a chapa "Todas as vozes’' foi inscrita. Maria Luane Martins de Ramos, estudante de Licenciatura em Música, é coordenadora geral da chapa e afirma que entre as principais propostas estão a melhoria da alimentação no restaurante universitário, a flexibilidade de horários das refeições, além da cobrança para que a instituição melhore a acessibilidade para pessoas PCD. A acadêmica ressalta que sua gestão pretende realizar parcerias com cursos educacionais populares para tornar a entrada na universidade uma realidade mais possível em Ponta Grossa. “Sabemos que, infelizmente, estar dentro de uma universidade é uma realidade distante para muitas pessoas. Queremos fortalecer esses cursinhos que trabalham dentro da periferia, para que esse sonho não seja impossível.”, afirma Ramos.
A campanha eleitoral esse ano acontece de 02 até 16 de setembro, um dia anterior da votação. Como apenas uma chapa se inscreveu, as opções de voto serão a favor, contra, branco e nulo. Segundo informações publicadas no site oficial da instituição, para a votação serão distribuídas entre os blocos, seis urnas no campus Uvaranas e duas no Central. Os resultados da votação serão divulgados no dia 19 de setembro.
A sede do Diretório Central de Estudantes fica na Avenida Bonifácio Vilela em frente ao campus central da UEPG. Atualmente, o prédio está desativado e inacessível aos alunos. Maria Luane explica que a pandemia enfraqueceu o movimento estudantil e, por isso, a situação do DCE ficou precarizada. “Nossa proposta é regularizar o prédio, fazer eventos culturais, ações sociais e movimentar o local trazendo os estudantes para mais perto”, pontua. Enquanto entidade, ela afirma que há a necessidade de reafirmar a identidade da instituição. “Queremos conversar com os cursos que não possuem Centro ou Diretório Acadêmico, para a construção dessas representações. Entendemos a importância de dar voz a todos os estudantes.”, finaliza.
Ficha técnica
Produção: Lívia Maria Hass
Edição e publicação: Iolanda Lima e Joyce Clara
Supervisão de produção: Muriel Amaral
Supervisão de publicação: Aline Rosso e Kevin Furtado