Grupo de teatro Dia de Arte comemora dez anos com programação gratuita

 

O grupo de teatro ponta-grossense Dia de Arte comemora dez anos de existência em 2024. A proposta do grupo é democratizar o acesso à cultura através de  apresentações em escolas municipais. “Normalmente nossas ações levam o teatro às escolas com a didática de uma aula, por exemplo”, afirma David Dias, um dos fundadores do grupo. 

De setembro a outubro serão apresentadas 18 sessões, nove destinadas às crianças. As demais  serão abertas ao público em geral. Todas são gratuitas. “É importante descentralizar o teatro, mas é igualmente importante que essas pessoas conheçam esse espaço”, afirma Michaella França, também fundadora do grupo.

As peças têm perfil didático, além da abordagem de temas como racismo, machismo e meio ambiente. Para preparar as apresentações, o grupo pretende revisitar peças que foram encenadas ao longo dos dez anos de palco. “Queremos revisitar todas as peças desde o início. Estamos remontando as que não tínhamos  dinheiro nem para o figurino, por exemplo”, afirma Michella França.

A programação foi viabilizada pelo edital Paraná Festivais, via lei Paulo Gustavo, que financia e fomenta ações culturais. Para incentivar a ida  das escolas ao teatro, a prefeitura cede ônibus gratuito. O grupo, que já se apresentou em outras cidades do Paraná, conquistou  prêmios como o de Melhor Espetáculo Infantil dos Campos Gerais em 2017, com a peça Ai! Sumiram os brinquedos. 

 

Serviço

Todas as peças serão apresentadas no Cine-Teatro Ópera. As sessões matutinas são destinadas às escolas municipais e as apresentações noturnas são abertas ao público. Não há necessidade de agendamento prévio para a retirada de ingressos. A programação completa está disponível no perfil do grupo no Instagram, @espacodiadearte. 

 

Imagem do WhatsApp de 2024 09 23 às 16.53.11 ca1983ff

Programação das sessões do Dia de Arte de 2024. Foto: Reprodução

 

Ficha Técnica
Produção: Kailani Czornei
Edição e Publicação: Mariana Borba e Vitória Schrederhof
Supervisão de produção: Muriel Amaral
Supervisão de publicação: Aline Rosso e Kevin Furtado