Atualmente, há apenas dois projetos em atividade e alunos dependem de alternativas externas
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Cepe-UEPG) aprovou, em maio deste ano, o novo regulamento da curricularização da extensão universitária, revogando o regulamento anterior, de 2020. Segundo o documento, a extensão universitária “se configura como um processo científico, cultural, educativo, político e interdisciplinar, que compõe a formação acadêmica e profissional discente, tendo como vetor o processo de ensino-aprendizagem e como foco a comunidade externa”.
O professor do curso de Ciências Contábeis da UEPG, Jessé Alencar, explica que a curricularização da extensão universitária significa que os cursos de graduação precisam ter dentro do currículo 10% das horas dedicadas à extensão. Alencar conta que o curso de Contábeis tem 360 horas, parte delas sendo vinculadas às disciplinas e parte não. “Essas que não estão vinculadas, o aluno busca fora, podendo cumpri-las em extensões ofertadas pela UEPG ou não”.
Alencar conta que a coordenação se movimenta para ajustar o projeto pedagógico do curso e se adequar às diretrizes nacionais da curricularização. Atualmente, o curso conta com dois projetos de extensão: o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e o Educação Financeira, que já está vinculado ao currículo. O NAF, por sua vez coordenado por Alencar, é uma parceria entre a universidade e a Receita Federal. O projeto tem como objetivo prestar assessoria contábil e fiscal gratuita à população, e já realizou, por exemplo, mutirões do Imposto de Renda gratuitos para pessoas de baixa renda. No entanto, segundo o professor, o NAF ainda não foi vinculado à curricularização. “Pretendemos incluir no próximo ano”, prevê.
O professor Jocimar do Prado, coordenador do curso, afirma que o colegiado busca incorporar novos projetos de extensão, para que todos os estudantes sejam contemplados e beneficiados. “Hoje, Contábeis é o segundo curso com maior número de alunos da UEPG, atrás somente do curso de Direito. Mesmo assim, ainda não temos como contemplar todos os estudantes com nossos projetos”, afirma.
Curso de Ciẽncias Contabéis da UEPG busca novas formas de integrar a extensão no currículo | Foto: Mariana Real
A criação de novos projetos de extensão universitária dependem tanto da iniciativa quanto da disponibilidade de professores para coordenar e participar das atividades. Além disso, também é importante o interesse dos próprios estudantes, já que o objetivo é que eles tenham experiências úteis à sua trajetória profissional e compartilhem, com o público externo, os conhecimentos desenvolvidos na instituição. “É responsabilidade do aluno cumprir com a carga horária, mas é responsabilidade da universidade oportunizar essas horas”, explica Prado.
Neste mês, o colegiado do curso reuniu-se com representantes de cidadania fiscal da Receita Federal para discutir a integração de novos projetos no currículo dos estudantes em parceria com a instituição. Entre as possibilidades apresentadas, destacou-se a realização de aulas, cursos, seminários e estudos de caso promovidos pelos estudantes do ensino superior para o público externo, inclusive escolas.
Ficha Técnica
Produção: Lívia Souza
Edição: Gabriel Ribeiro e Mariana Real
Publicação: Annelise dos Santos
Supervisão de produção: Muriel Amaral
Supervisão de publicação: Aline Rosso e Kevin Furtado