Pela primeira vez em 52 edições, Fenata aposta em bares como palco para experiências teatrais
Em sua 52ª edição, o Festival Nacional de Teatro (Fenata) aposta em inovações para envolver o público em espaços alternativos e descontraídos. Pela primeira vez, conta com a Mostra Teatro de Boteco, uma nova categoria que leva peças de teatro a bares e restaurantes de Ponta Grossa. Os bares são palcos, ao longo do festival, da peça teatral “Rádio Comida”, do grupo artístico homônimo, de Piracicaba (SP). A peça mistura humor com comida, segundo a organização do evento, além de possibilitar a interação entre público e artistas.
A jornalista Maiara Clausen, criadora do perfil @critícadebar, é especialista em crítica de bares e faz parte da organização da Mostra Teatro de Boteco. Ela explica que o objetivo da iniciativa é atrair um novo público para o festival e mostrar que a cultura pode estar presente em todos os espaços. "É uma forma de democratizar o acesso ao teatro e levar a arte para pessoas que, talvez, não frequentariam um teatro tradicional," afirma Clausen.
A crítica ressalta que levar o teatro para o ambiente dos bares, transforma a experiência em algo mais leve, adaptando a arte.: "Quando o teatro vai até o bar, ele se adapta ao espaço e ao contexto, transformando o momento em algo mais leve e menos formal. Isso permite que o público, que talvez nunca tenha se interessado em ir ao teatro, experimente a arte cênica de forma acessível e descontraída”. Para ela, essa proximidade ajuda o público desses ambientes a enxergar o teatro como algo acessível, despertando o interesse por mais espetáculos e fortalecendo a cena cultural local.
Um dos bares que recebeu a peça surgiu justamente com o propósito de fomentar a cultura local. A proprietária do local, Luíse Macedo, é expectadora do Fenata há cerca de 15 anos e acredita na nova proposta do evento. “É de uma honra sem tamanho, nos traz credibilidade e a certeza de que a cultura da cidade é importante e merece ser cada vez mais valorizada”.
Macedo conta que, além de preparar o espaço para receber a peça, criou um prato especial para o festival, que homenageia o Grupo Farsa: um aperitivo à base de patacones com queijo artesanal e molho pomodoro, que revive a história do festival para os proprietários do restaurante. “Nos preparamos para a mostra criando um prato especial que homenageia o grupo, ganhador de melhor peça em duas edições do festival, e também a diretora do grupo, Lúcia Bendatti, falecida em 2015,” conta Luíse.
A organização espera que o público saia da mostra com uma sensação de proximidade com a arte ou inspirado pela experiência. A iniciativa reforça a ideia de que o teatro pode fazer parte do cotidiano de todos, e esperam que as histórias e emoções compartilhadas deixem uma marca, seja pela reflexão, pela empatia ou pelo riso. A mostra vai até 14 de novembro e passará em sete estabelecimentos. Hoje (11/11), receberá a peça o Boteco da Estação. Amanhã (12/11), será a vez do I Hop So e na quarta (13/11), o Botequim da Original. Todas as apresentações acontecem às 21:30.
Ficha Técnica
Produção: Bianca Voinaroski
Edição e publicação: Betania Ramos da Silva
Supervisão de produção: Muriel Amaral
Supervisão de publicação: Aline Rosso e Kevin Furtado