A Aproaut promove minicursos desde março de 2015 para a capacitação de pais e de seus profissionais

A Associação de Proteção dos Autistas (Aproaut) realiza, no mês de abril, dois minicursos sobre a intervenção precoce no desenvolvimento infantil. Eles acontecem nos dias 7 e 8 e são voltados aos pais, educadores e profissionais da saúde.

Os cursos, ministrados pelo professor do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora, de Portugal, Vitor Franco, são em formato de palestra, para os pais, e de workshop, para profissionais. O tema da palestra é “Intervenção Precoce e Inclusão Educativa nos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)”.

A psicóloga Franciele de Souza Ferreira conta que, em março de 2015, a Associação começou com os workshops, oficinas e palestras. A importância da iniciativa, segundo ela, é principalmente tirar as dúvidas dos pais e capacitá-los para que o tratamento do autismo tenha continuidade em casa.

Para a psicopedagoga e diretora da instituição, Magda de Fátima Mincov Tenório, a participação dos pais nos minicursos oferecidos é de extrema importância tanto para eles quanto para o desenvolvimento de seus filhos. Ela reitera que ao atender a palestra os pais podem estender o tratamento para o domicílio.

Em artigo publicado na revista Educar em Revista, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o professor Vitor Franco fala  sobre a intervenção precoce e os problemas do desenvolvimento infantil. O autor afirma ainda a importância do trabalho pré-escolar e da intervenção e da capacitação dentro do ambiente familiar.

Essa intervenção, como descreve o professor no artigo, consiste no início do tratamento especializado em crianças de zero a seis anos. As perturbações da fala, linguagem e comunicação, tal como destaca o texto, é um dos principais problemas de desenvolvimento que as crianças autistas apresentam.

A palestra acontece no dia 08 de abril, das 13h30 às 17h. A taxa de inscrição é de R$ 30. O pagamento pode ser realizado via boleto ou cartão de crédito. As vagas são limitadas. Mais informações sobre os minicursos e seus valores podem sem encontradas no site da instituição - www.aproaut.com.br.

Além da palestra, voltada para os pais, Vitor Franco ministra ainda o workshop “Intervenção precoce no Desenvolvimento Infantil – Centrada na família, comunidade, equipe”, nos dias 07 e 08 de abril.

O workshop tem, como público, profissionais de diversas áreas, como psicólogos, educadores, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e médico. As informações e inscrições estão disponíveis no site da Aproaut.