Algumas ruas do centro de Ponta Grossa, como a Avenida Bonifácio Vilela e a Avenida Penteado de Almeida, enfrentam problemas com as calçadas irregulares ou danificadas. Obstruir calçadas com caçambas de coleta de lixo ou material de construção civil é proibido em Ponta Grossa. Problemas como esse dificultam a locomoção da população e podem causar acidentes.

 

A veterinária Guilhermina Santos conta que passa pela Av. Penteado de Almeida todos os dias e conta que, para ela, o maior problema da rua é que, com os entulhos em cima da calçada, fica perigoso andar pela rua, que é muito movimentada.

“É um problema porque essa é uma rua muito movimentada e toda vez que ando no lugar preciso sair da calçada e ir para a rua”, explica. Ela também conta que os carros não dão passagem para os pedestres então o único jeito é se arriscar pela rua.

Outro problema que as ruas do centro apresentam é a falta de rampas adequadas para deficientes físicos. As rampas até existem nas calçadas, porém, entre elas e o asfalto existe um buraco que impossibilita a passagem da cadeira de rodas.

Almo Antônio Marques, cadeirante, conta que já aconteceu de sua cadeira de rodas ficar presa entre a calçada e o asfalto. “Se eu cair e me machucar, quem vai ser responsabilizado por isso?”, questiona Marques. Ele também diz que quando precisa ir ao centro para algum compromisso acaba andando pela rua mesmo, correndo riscos de ser atropelado.

Em Ponta Grossa, o responsável pela manutenção das calçadas é o Departamento de Urbanismo. Orlando Henneberg, supervisor do departamento, explica que o responsável pela calçada é o proprietário do imóvel que ocupa aquele espaço.

 “O responsável pela manutenção da calçada e por suas boas condições é, invariavelmente, o dono do imóvel em que a calçada está”, fala Henneberg.  O supervisor também explica que, em caso de caçambas de lixo e materiais como areia e pedra, a colocação em calçadas é proibida.

“Essas coisas devem ser colocadas no leito da rua (não na calçada), desde que apenas por um determinado período de tempo e com autorização da Autarquia Municipal de Trânsito”, explica.

Caso alguma caçamba ou entulho esteja prejudicando os moradores e necessitem ser removidos, o cidadão deve ligar para o número (42) 3220-1324, e falar com algum fiscal do Departamento de Urbanismo.

 

Arquivo comunitário
09/07/2014 - Obra na Av. Visconde de Taunay impede locomoção segura dos moradores