As condições das ruas Lauro de Almeida e Professor Amilton Pereira Vaz, localizadas no Jardim Monte Carlo, no bairro da Boa Vista, têm dificultado o acesso dos alunos com deficiências físicas até a Escola Estadual Professora Linda Salamuni Bacila.
A principal questão apontada pela diretora da escola, Jaqueline Guimarães, é a falta de asfalto nas duas ruas que fazem esquina com o centro de ensino.
“O acesso à instituição está sendo muito complicado, a escola é pública e não existe escola pública sem asfalto. Existe algo chamado acessibilidade”.
A diretora relata que a acessibilidade dentro da escola já foi garantida, por meio de implementação de rampas, adaptação do banheiro e salas de aula sem degraus.
“Adaptamos de dentro para fora, agora só falta a Prefeitura garantir a acessibilidade de fora para dentro”, completa Jaqueline.
Avó de um aluno da instituição, Sirlene Roblesperger conta que vê problemas na chegada dos alunos até a escola. “Sem o asfalto fica difícil aqui, são muitos buracos nas ruas e em dias de chuva é muito barro. Já vi aluno cair aqui em dia de chuva”.
A estudante Jessica Barboza possui deficiência física em uma das pernas e utiliza muletas. “Como eu venho para a aula a pé, o complicado para mim aqui são as pedras. Tenho que vir bem devagar para não tropeçar e cair na rua”, relata
A redação do Portal Comunitário entrou em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal de Finanças e Secretaria Municipal de Obras de Ponta Grossa a respeito de soluções para a falta de asfalto nas ruas próximas à Escola Linda Bacila.
Mas fomos informados de que seria necessário protocolar um pedido e esperar a autorização da Prefeitura para que os responsáveis pudessem falar sobre o assunto.