Cobertura das eleições exige menos tempo e é mais extensa. Foto: Gabriel Miguel

Trabalhar em menos tempo e realizar uma cobertura extensiva são alguns dos desafios enfrentados por jornalistas que atuam na cobertura política em jornais e rádios da cidade. Os profissionais apontam ainda a necessidade de oferecer o mesmo espaço de fala a todos os candidatos e a ausência de participação do atual prefeito nos debates, que dificulta o embate de ideias.

Mesa-redonda na Universidade
A menos de duas semana das eleições municipais, o curso de Jornalismo da UEPG promoveu uma mesa-redonda sobre a cobertura jornalística eleitoral.

O encontro aconteceu no laboratório de áudio do Departamento de Jornalismo, na manhã do dia 21, com a repórter da Rádio T FM, Mareli Martins, o jornalista do portal aRede e Jornal da Manhã, Afonso Verner, e o jornalista do Diário dos Campos, Jeferson Augusto.

Ouça a descrição da cobertura jornalística das eleições municipais realizada por cada veículo;

Tempo de cobertura
A nova legislação eleitoral reduz o tempo de campanha de 90 para 45 dias. Para Mareli Martins, essa mudança afetou os candidatos, mas não a cobertura.

Redes sociais
As redes sociais incluíram a população no debate político. É o que aponta Afonso Verner, jornalista de aRede, que transmitiu entrevistas com os candidatos ao vivo pelo Facebook.

Assessorias de comunicação
A presença de assessorias de comunicação é recorrente na cobertura jornalística eleitoral. Entretanto, no período eleitoral, o contato direto com os candidatos é mais fácil, se comparado a outros períodos, de acordo com Jeferson Augusto.

Candidatos ao legislativo
A ausência de cobertura jornalística sobre os candidatos a vereador se deve ao número excessivo de concorrentes – mais de 500. Além disso, muitos deles não desenvolvem planos de governo para o mandato.

Falta de debates
A escassez de confronto direto entre os candidatos ao executivo prejudica o eleitor, para Mareli e Afonso. Jeferson, por outro lado, considera que as entrevistas e sabatinas dão conta de apresentar as propostas dos candidatos à população. A decisão do atual prefeito de não participar nos debates atrapalha o embate de ideias, acreditam os jornalistas.

Políticas de comunicação
Para a próxima gestão municipal, os jornalistas esperam uma política de comunicação efetiva, com mais transparência e profissionalismo.

As eleições municipais acontecem em 2 de outubro e devem levar mais de 220 mil eleitores às urnas.

Veja também:

26/09/2016 - Especialista em mídia e política quebra mitos e aborda corrupçao eleitoral na UEPG
26/09/2016 - Prefeitáveis assinam carta de compromisso sobre a causa animal

23/09/2016 - Mais da metade dos eleitores de Ponta Grossa ainda não sabem em quem votar

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.