Menos de 1% das propostas dos candidatos engloba demandas dos distritos de Ponta Grossa

foto guaragiMoradores do distrito do Guaragi reclamam da falta de horário de ônibus. A Viação Campos Gerais (VCG) possui apenas oito horário na linha do Guaragi que sai do terminal de oficinas, sendo que o último é as 19h10.  Foto: Ana Luisa Vaghetti

O distrito do Guaragi pertence ao município de Ponta Grossa desde 1957. Com cerca de 3.000 mil moradores divididos em vila e zona rural, a região está localizada aproximadamente a 35km do centro da cidade.

Mudanças na lei eleitoral reduz doações para campanhas dos candidatos em quase 90% em Ponta Grossa

Reforma Eleitoral altera doações e contribuições finaceiras para reduzir custos de campanha Foto: Kassy Liandra

As eleições de 2016 para as Prefeituras e Câmaras Municipais sofrem alterações com a Lei 13.165 da Reforma Eleitoral, entre as mudanças para reduzir os custos de campanha, a alteração nas doações e contribuições financeiras. Até 2012, pessoas físicas e jurídicas, além dos recursos do Fundo Partidário, poderiam doar aos candidatos e partidos políticos. Após a Reforma Eleitoral, pessoas jurídicas ficam proibidas de realizar qualquer tipo de doação.

65% dos partidos que estão coligados nas eleições de 2016 já participaram dos últimos dois pleitos

No Brasil existem 35 partidos registrados no TSE, em PG 29 estão engajados no pleito. Foto: João Guilherme Castro

Nas eleições de 2016 em Ponta Grossa participam quatro coligações e um partido isolado para prefeito. No total são 29 partidos engajados no pleito. Desses, 19 partidos participaram das duas últimas eleições, em 2008 e 2012, o que corresponde a 65,51% no número total de partidos no município. No Brasil, são 35 partidos registrados no Tribunal Superior Regional (TSE), Ponta Grossa disputa com 82,85% dos partidos registrados no País.

Candidatos à prefeitura de Ponta Grossa falam sobre suas principais propostas de campanha

Candidatos falam suas principais propostas à equipe do Periódico. Marcelo Rangel não respondeu à reportagem
Equipe do Portal Periódico entrevistou cada um dos candidatos para saber qual a principal proposta eles colocarão em prática se eleitos. Foram ouvidos os candidatos Aliel Machado (REDE), Julio Kuller (PMB), Leandro Soares (PPL) e Professor Gadini (PSOL). O candidato Marcelo Rangel não respondeu à reportagem até o fechamento dessa matéria. Cada candidato teve um minuto para desenvolver a fala. Confira:

Eleitor que não fez cadastro biométrico teve o título cancelado

O eleitor que não fez o cadastramento biométrico não poderá votar nas Eleições Municipais 2016. Foto: Marcos Pertinhes
Os eleitores que não fizeram o cadastro biométrico até o dia 4 de maio de 2016 tiveram o título eleitoral cancelado e não poderão votar nas eleições deste ano. A partir de novembro o eleitor de título cancelado deverá comparecer no cartório eleitoral para a regularização.
Ouça as informações:

Debate entre candidatos à prefeito tem quatro, das cinco chapas inscritas

Durante o debate, prefeituráveis assinam uma carta compromisso com o DCE da UTFPR. Foto: Lucas Feld

Organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o debate teve quatro dos cinco candidatos inscritos presentes. Durante a noite de terça-feira, dia 26, Aliel Machado (REDE), Jülio Kuller (PMB), Landro Soares (PPL) e Sérgio Gadini (PSOL) foram ao auditório do Centro de Convivência da UTFPR, em Ponta Grossa, que estava lotado. O candidato do PPS e atual prefeito, Marcelo Rangel, não compareceu no evento que teve início às 19h.