Foto: Ana Istschuk

Uma roda formou-se no hall do Bloco B, campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa, na noite de ontem, 8, Dia Internacional da Mulher. Em meio às conversas paralelas de passantes, o grupo de 16 pessoas realizou uma discussão sobre livros jornalísticos de escritoras. O encontro foi organizado pela Biblioteca Central, através do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social, em Parceria com o curso de Jornalismo.

O debate, mediado pelo professor e jornalista Ben-Hur Demeneck, discutiu questões como a coragem, a sensibilidade e o talento das jornalistas. Cada um dos três livros selecionados foi apresentado por uma leitora: 41 Inícios falsos, de Janet Malcolm, discutido por Anna Cuimachowicz; A vida que ninguém vê, de Eliane Brum, comentado por Bruna Camargo; e Na pele de uma jihadista, de Anna Erelle, abordado por Marina Semensati.

A debatedora Anna Cuimachowicz leu somente obras de escritoras durante o ano de 2016, superando um preconceito que possuía. “Se levantarmos esse debate, a gente acaba descobrindo alguns tipos de preconceitos que estão na gente e tentamos superá-los”, considera a estudante.
A leitora Letícia de Queiroz participou da roda e destaca a importância de eventos como esse. “Eu adoro trocar experiências literárias com todo mundo”, relata a acadêmica, apesar de lamentar que existam poucos projetos assim.

A “conversa entre leitoras” faz parte de uma série de projetos que a Biblioteca Central realiza para se aproximar dos alunos. “A biblioteca tem o papel de socializar", afirma a diretora da Bicen, Maria Lúcia  Madruga. Outros eventos promovidos pela instituição foram intervenções acerca do “Maio Amarelo” e cursos para atendimento adequado de LGBT’s e surdos, realizados durante o ano de 2016.

Foto: Ana Istschuk