Agroleite 19082017
Foto: Alexandre Stori.

A feira ocorre até este sábado (19), às 21h no Parque de Exposições Dario Macedo.

A 17º edição da Agroleite acontece entre os dias 15 e 19 de agosto. O evento realizado na cidade de Castro, conhecida como "Capital do Leite" traz ao Paraná a vitrine do mercado leiteiro do Brasil. Durante os cinco dias acontecem palestras, fóruns, painéis, julgamentos e concursos para o lançamento de novos produtos e máquinas, além da exposição de trabalhos no agronegócio. A feira oferece também exposição de animais, torneio leiteiro, clube de bezerras, leilão, dia de campo e dinâmica de máquinas.

Conforme a zootecnista Maria Rosa Pereira, formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), “em termos de visitação, a feira está muito melhor do que a do ano passado. O clima esse ano tem ajudado bastante. O foco da feira são os [animais] ruminantes e graças a ela há aumento nas vendas”.

Um dos atrativos da Agroleite é o desenvolvimento da tecnologia nas produções. Segundo o gerente comercial Marcelo Basso, os benefícios da tecnologia são a redução do custo e o aumento da produção, tanto na indústria do leite, quanto de carne ou grãos. Um exemplo é o Manipulador Telescópico de quatro estágios, equipamento que aumenta o tempo de produtividade e possui alta capacidade de manobras. De acordo com o presidente da cooperativa Castrolanda e organizador do evento, Frans Borg, a Agroleite conta com a participação de 180 empresas, entre nacionais e multinacionais, de países como Nova Zelandia, Espanha e Alemanha. “ Para nossa empresa, a feira está sendo muito significativa. Esta edição está trazendo bons resultados”, afirma o empresário Paulo Bortolotto, que atua na pecuária.

A feira inclui mostras de agricultura, suinocultura, ovinocultura e outros setores produtivos. "A feira é uma referência no país, sempre a Agroleite traz bons resultados", declara o consultor de vendas Heraldo Goebel. A competição de ovinos conta com a participação de diversos inscritos. As categorias são divididas de acordo com a raça, e o grau de sangue. Os ovinos competem nestas categorias com base nas suas faixas etárias. “Entre as raças participantes estão Dorper, White Dorper, Jersey, Santa Inês, entre outras”, explica Amaro Mendes de Araujo, inspetor técnico da Associação Brasileira de Ovinos.

Foto: Alexandre Stori.

As empresas presentes na Agroleite mostram se importar com a saúde do animal, trazendo inovações nas máquinas de ordenha. De acordo com o gerente de produtos da DeLaval, João Salgado, “existem padrões de funcionamento das máquinas para uma boa produtividade e preservação do animal. É importante que o animal esteja bem para que o produtor ganhe dinheiro”. Salgado aponta como requisitos para o funcionamento do equipamento o tamanho da máquina compatível com o porte do animal, o dimensionamento do stand e o nível de vácuo para não ferir o teto da vaca.

Juntamente com exposições de animais e maquinários, o evento apresenta também a expoflor em sua quinta edição. A organização conta com a parceria do Rotary Clube de Castro e da APAE. O dinheiro arrecadado com a venda das flores é 100% destinado a entidades carentes de Castro. Segundo o diretor de protocolo do Rotary Clube de Castro, Wilson Batista da Silva, todos os trabalhadores são voluntários e participam do Rotary.

A AgroLeite reúne também empresas que tem como objetivo a venda e a divulgação de seus produtos. Em meio a tanto comércio, o Café Holandês serve tortas doces, cafés e biscoitos holandeses. A renda das vendas é convertida para duas entidades. A Escola Euang Castrolanda tem cerca de 210 alunos, já o Lar de Idosos Eben Haezer, abriga cinco moradores, mas tem capacidade para dez idosos. O café conta com aproximadamente 40 voluntários que ajudam tanto na produção de tortas quanto no atendimento aos clientes.

Durante o sábado (19), os eventos são voltados para premiações de animais. A entrada da feira, das pistas de provas e julgamento é gratuita. A programação inclui um campeonato de tratores na pista de provas. Às 21h acontece o encerramento das atividades do Agroleite 2017.

Para mais informações o evento disponibiliza o site www.agroleitecastrolanda.com.br

Alexandre Stori (4)
Alexandre Stori (5)
Amanda Dombrowski[ (2)