A 6º Conferência Estadual das Cidades ocorre entre os dias 16 e 18 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR). O evento reúne cidades do Paraná que realizaram a etapa municipal da Conferência, que tem como tema "A funçao social da cidade e da propriedade: cidades inclusivas, participativas e socialmente justa". Ponta Grossa inscreveu 13 delegados representantes da Sociedade Civil.
“O principal objetivo desse encontro é discutir e selecionar as ideias recolhidas nos municípios para que sejam encaminhadas à conferência nacional, que ainda não tem data marcada”, esclarece a representante do Conselho da Cidade de Ponta Grossa, Jamile Salim. “É neste momento que podemos propor políticas públicas que podem ser úteis a todo o Estado”, finaliza a representante.
Entre as demandas escolhidas por Ponta Grossa para fomentar o debate durante o evento estão: divulgar os resultados das Conferências da cidade a instituições de ensino fundamental, médio e superior, com atividades de extensão e de pedagogia urbana; revisar a legislação atual do transporte público em todo o estado garantor maior participação popular na tomada de decisões; desenvolvimento de um programa socioeducativo multidisciplinar de gestão participativa com foco na conservação ambiental.
A população pode participar da Conferência apenas como ouvinte, pois somente os delegados eleitos nos debates municipais discutem as pautas do encontro desta semana. As inscrições para acompanhar o evento em Foz do Iguaçu, são feitas durante a conferência. A programação completa do evento está disponível para o público: acesse.