Em dias de maior volume de chuvas, nascente de área construída reaparece (Foto: Angelo Rocha).

A prefeitura de Ponta Grossa autorizou a construção de um condomínio residencial  em uma área de nascente, na rua Prefeito Albary Guimarães, localizada na Vila Ricci, próxima ao contorno Núcleo Santa Paula (Bairro Contorno). Além da construção em espaço que deveria ser protegido, foi feita posteriormente uma canalização da nascente. Em dias de chuva, a água verte no terreno ao lado e a nascente reaparece.


De acordo com o Código Florestal, áreas assim devem ser preservadas por uma faixa de aproximadamente 50 metros de margem em relação à nascente. O processo de autorização da obra pela Prefeitura aconteceu em 2012, durante a gestão de Pedro Wosgrau Filho.  A obra é da empresa RPW Empreendimentos Imobiliários.


O atual secretário do Meio Ambiente, Valdenor Paulo Nascimento, disse desconhecer os trâmites utilizados para a aprovação dos prédios e a execução da canalização, por ser da gestão anterior. “Como a Secretaria de Meio Ambiente era junto com a de Agricultura, só os engenheiros daquela gestão podem responder pelos processos”.


De acordo com as denúncias feitas pelo vereador Antônio Aguinel, dois dos três requerimentos foram protocolados pelo seu gabinete durante a gestão de Valdenor Paulo do Nascimento. Inclusive, segundo o último deles, datado de 04 de novembro de 2014, a empresa RPW Empreendimentos foi obrigada a fazer a canalização, porém não foi multada pela realização da construção sem as devidas licenças.

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.