O psicólogo Braz Trajano, do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS IJ), realizou uma palestra no curso de Jornalismo, na manhã da terça feira (21), no Campus Central da UEPG. A palestra informou os estudantes e professores sobre os sintomas das doenças mentais mais comuns entre acadêmicos. Porém, segundo Trajano, grande parte deles são normais para todas as pessoas, como tristeza, ansiedade e até pensamentos de escapismo, a diferença está quando tais sentimentos prejudicam as pessoas causando indisposição, falta de sono e pensamentos suicidas. “Um dos grandes tabus que precisam ser quebrados é que a doença mental é algo de outro mundo, na verdade é algo muito comum que precisa sim ser debatido e comentado,” explica o psicólogo.

Durante a palestra, um dos debates foi a forma como a pessoa que sofre com a doença deve pedir ajuda e como amigos e familiares devem interferir. “Geralmente sabemos o que fazer com uma dor de cabeça, mas ficamos perdidos quando tristes ou ansiosos. Ir ao psicólogo não pode ser sinônimo de loucura”, destaca Trajano sobre o medo de procurar ajuda profissional. “Os acadêmicos vivem em um ambiente de cobranças e pressões, é necessário cuidar da própria saúde mental e de seus amigos para que isso não abale a autoestima e a alegria de viver”, afirma Mirella Mello, estudante de Jornalismo na UEPG

Para Jessica Grossi, acadêmica do 1º ano do curso, um evento assim é importante para conscientizar os estudantes de que é preciso um profissional para diagnosticar uma doença mental grave. "É bom mostrar que há um espaço na cidade para as pessoas procurarem ajuda e trazer isso para a universidade”, completa.
O mais recomendado para quem busca ajuda profissional é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), lá a pessoa pode ser encaminhada para o Ambulatório de Saúde Mental ou então para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e que qualquer pessoa pode entrar sem precisar de um encaminhamento.
Em Ponta Grossa há três CAPS, o CAPS II (Av. Antônio Rodrigues Teixeira Júnior, 229 - Jardim Carvalho) focado em atender os adultos, CAPS AD (R. Rio Grande do Sul, 400 - Órfãs) que enfatiza o tratamento de usuários de drogas e o CAPS IJ (Rua Hinon Silva, 470 - Centro) que realiza o trabalho com crianças e adolescentes.