Três alunos de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foram selecionados para realizar um projeto proposto pela Fundação Municipal da Cultura (FMC) e pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Ponta Grossa (CMPCPG). O Concurso Para Seleção dos Projetos Sobre Expressões e Manifestações da Cultura Afro-brasileira tem a finalidade de incentivar a realização de atividades ligadas a essa cultura e tinha no total 33 inscritos, mas só 7 foram selecionados. O resultado do edital público foi divulgado na segunda-feira, 5/11. Os estudantes concorreram com 11 projetos na faixa 1, para orçamento de R$2000, e conquistaram o primeiro lugar no concurso.

“Queríamos algo original”, diz João Guilherme Castro, um dos selecionados. A proposta consiste na elaboração de um telejornal denominado “Representa PG”, que será produzido com estudantes negros do terceiro ano do ensino médio da rede pública da cidade, que devem protagonizar o jornal. Ana Istschuk, João Castro e Millena Villanueva serão responsáveis pela edição, além de realizar oficinas sobre técnicas jornalísticas aos secundaristas participantes. Os três alunos têm entre os dias 20 e 24 de novembro para fazer o telejornal e entregar na Fundação de Cultura.

Sobre a ideia do projeto, Ana afirma que o grupo quis sair das “mesmices”, como exposições. “Por ser um edital aberto, as pessoas podiam inscrever qualquer manifestação artística ou cultural e decidimos uma proposta em jornalismo”, diz. Millena destaca a inovação em relação aos outros participantes. “As pautas não necessariamente serão sobre a cultura afro, pois o objetivo é discutir a representatividade negra no jornalismo”, completa.

Ao analisar a pesquisa feita pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2012 acerca do perfil do jornalista brasileiro, constata-se que apenas 23% se declaram pardos e negros, 18% pardos e 5% negros. O que revela uma baixa presença e representatividade negra no jornalismo. O grupo acredita que há um desafio profissional para rever a situação. “É uma iniciativa para criar um estímulo a quem pretende cursar Jornalismo, em vista do ano de vestibular”, conclui Ana Istschuk.