José Lázaro Ferreira e Alexsandro Teixeira, jornalistas e criadores da Agência Livre.jor. Foto: Arieta de Almeida

Palestra com integrantes da Agência Livre.jor sobre jornalismo independente no Paraná foi uma das atividades que abriu o 18º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), no Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os jornalistas Alexsandro Teixeira e José Lázaro Ferreira explicaram a importância do jornalismo de dados, do fact-checking e da prática jornalística livre de amarras políticas ou financeiras.

"[O objetivo da Agência] é tentar traduzir ou deixar mais fácil o acesso à informação", explica Alexsandro Teixeira. A Agência realiza análise de bancos de dados, diários oficiais e documentos para fiscalizar e noticiar gastos do dinheiro público, além de outros assuntos relacionados à política estadual. O trabalho visa ainda tornar visíveis e gerar debate público acerca de assuntos que não estão circulando na grande mídia.

A Livre.jor mantém um observatório acerca dos gastos e ressarcimentos de cada deputado estadual no Paraná, ao longo do mandato. Gráficos interativos comparam os dados presentes no Portal da Transparência da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), facilitando a visualização da informação.

Simultaneamente à palestra, o Fórum Paranaense de Programas de Pós-Graduação de Comunicação contou com a coordenação e mediação do professor de Jornalismo da UEPG Ivan Bonfim. Representantes das universidades do Paraná participaram do debate sobre os programas de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e de Ponta Grossa e da Universidade Tuiuti do Paraná.

Oficina e Fórum da Fenaj abordam novas tendências do jornalismo

No período da tarde, os jornalistas da Agência Livre.jor realizaram uma oficina com os estudantes de graduação em Jornalismo da UEPG e ensinaram como fazer busca de dados nos portais da transparência. Alexsandro Teixeira explica a importância do jornalismo de dados.

Na programação vespertina, o 14º Pré-Fórum da Fenaj discutiu o tema “Inovações tecnológicas: como preservar o Jornalismo em sua essência?”. A presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) Maria José Braga abordou o jornalismo digital e as redes sociais. Maria José destacou a necessidade de a formação jornalística tratar os assuntos de interesse público e a perda de credibilidade da profissão em relação às pautas originadas nas redes sociais. Para a presidente da Fenaj, é preciso o resgate da essência do jornalismo.

O evento também contou com a participação da professora Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Valci Regina Mousquer Zuculoto e do professor do Centro Universitário Santa Amélia (Unisecal) Helton Costa.

Professora Maria José Braga debate o Jornalismo na era digital durante o ENPJ. Foto: Hellen Scheidt

O ENPJ tem continuidade nesta sexta-feira (26) e sábado (27). Confira programação no site do evento.

Reportagem: Hellen Scheidt e Thaiz Rubik
Edição: Hellen Scheidt e Thaiz Rubik
Foto: Arieta de Almeida e Hellen Scheidt
Supervisão: Professores Angela Aguiar e Fernanda Cavassana.