Debate destacou a curricularização da extensão, a transformação do jornalismo brasileiro e a estrutura laboratorial dos cursos Foto: Hellen Scheidt

O 9° Encontro Abej de Coordenadores de Curso de Jornalismo contou com a participação de representantes de 16 instituições de todo o país. Os coordenadores debateram "A qualidade na formação superior em Jornalismo e os impactos das Diretrizes Nacionais Curriculares - avanços e recuos".

 

Entre os pontos destacados para a discussão, estão o estágio em Jornalismo, o Ensino à Distância (EaD) e processos de avaliação do curso.

O coordenador do curso de Jornalismo da PUC de Campinas, Rogério Bazi, ressaltou a necessidade de ajustes no currículo para atender as novas demandas de formação de profissionais da área.

As estratégias para a implantação do estágio obrigatório no currículo de jornalismo foi um dos pontos polêmicos. "Universidade não pode se transformar em uma agência de prestação de serviços para empresas", defendeu o representante da USP, Dennis de Oliveira. O professor frisou que o estágio deve possuir produção em jornalismo e que um dos elementos centrais para validá-lo é o relatório.

"Nós temos que buscar alternativas dialogando com parte da sociedade civil organizada que necessita de informação", afirmou o professor Sérgio Gadini, da UEPG.

O Encontro foi mediado pelo Prof. Dr. Felipe Simão Pontes (UEPG) e pelo Prof. Dr. Rogério Bazi (PUC Campinas). Foto: Arieta de Almeida

O Encontro dos Coordenadores faz parte da programação do 18° Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. Confira a programação do ENPJ no site do evento.

 

    Produzido por: Arieta de Almeida, Hellen Scheidt e Thailan de Pauli
    Fotos: Arieta de Almeida e Hellen Scheidt
    Supervisão: Professoras. Angela Aguiar e Fernanda Cavassana