Palestra sobre mídia independente com Melina Santos e Rogerio Galindo, do Plural. Foto: Hellen Scheidt

Nesta segunda-feira, 27, começou a 14° Semana da Integração e Resistência – Marginais da Mídia organizada pelo Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR), do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os jornalistas Rogerio Galindo e Melina Santos iniciaram a semana de palestras com uma conversa sobre Jornalismo Independente.

Na abertura o jornalista Rogerio Galindo, que foi demitido da Gazeta do Povo, em 2018, jornal em que cobria política, devido a oposição à linha editorial e à valorização da pluralidade. Hoje em dia, o jornalista é um dos sócios-fundadores do jornal independente Plural, juntamente com outros jornalistas e colaboradores como Benett, Mauricio Ramos e Rosiane Correia de Freitas.

Ao longo da semana, a programação segue com palestras todas as manhãs e oficinas à tarde, exceto na quinta-feira, 30, devido a segunda paralisação nacional em defesa da educação. Na terça-feira, o chargista da Folha de São Paulo, Benett, ministra a palestra “Charges, Quadrinhos e Resistência”, às 9h. Em seguida, às 14h começa a oficina de charges com o estudante de Jornalismo da UEPG Gabriel Miguel Costa. Na quarta-feira, a oficina de Midiativismo, com Georgia Prates, às 13h30, antecede a palestra sobre Fotojornalismo e Movimentos Sociais, às 17h, ministrada por Tuana Fernandes, Farpa Foto, Georgia Prates e Plural Jor. Na sexta-feira, encerrando a Semana de Integração e Resistência, Denise Kelmes (Produtora Harver Filmes) e Guto Pasko (Diretor de Iván, Entre Nós, O Estranho).

Alberto Benett, chargista da Folha de São Paulo. Foto: Arieta de Almeida.

 

Ficha técnica:

Produção: Bruna Kosmenko
Fotos: Arieta de Almeida e Hellen Scheidt
Supervisão: Professoras Angela Aguiar, Fernanda Cavassana e Manoel Moabis