Aprovado em 2011 pelo então reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlo Gomes, o curso de Nutrição está previsto para iniciar em 2020, com a oferta de 30 vagas e quatro anos de duração. A UEPG possui atualmente 49 cursos de graduação, sendo 40 presenciais e nove no ensino a distância.

UEPG deve incluir o Curso de Nutrição no próximo ano | Foto: Marcella Panzarini

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, é a instituição pública mais próxima da região de Ponta Grossa que possui o Curso de Nutrição. Em Ponta Grossa, o curso é ofertado pela escola privada Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage).

Para abertura do curso, é necessária a contratação inicial de quatro professores para o primeiro ano, a construção de um laboratório de avaliação nutricional e um laboratório de técnica dietética para o terceiro ano do curso. Diretora do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, Fabiana Mansani destaca a importância da graduação de Nutrição na UEPG: “O curso de Nutrição é complementar aos cursos da área da saúde. Haverá projetos multiprofissionais que entrelacem diversas graduações”.

Em contrapartida, Mansani critica o atual estado da universidade: “Falta estrutura em nossos laboratórios. Os aparelhos estão ficando obsoletos. São poucos aparelhos para quantia de alunos”. Para a efetiva inauguração do curso, é necessária a verba e a contratação dos professores. O curso será realizado no Bloco M e utilizará laboratórios já existentes para os demais cursos do setor.

Além da contribuição no Hospital Universitário (HU), a formação do curso será direcionada à formação generalista, atendendo não somente ao campo hospitalar, mas escolas, clínicas, presídios entre outros locais.
O vestibular de inverno previsto para 7 e 8 de julho deste ano não disponibilizou vagas para o curso de Nutrição. As informações sobre as inscrições para o 1º vestibular do Curso de Nutrição ainda será anunciado pela UEPG sem data prevista.

Ficha técnica:

Reportagem: Marcella Panzarini
Supervisão: Angela Aguiar, Fernanda Cavassana, Renata Caleffi, Ben-Hur Demeneck.
Foto: Marcella Panzarini
Edição: Francielle D. Ampolini