Projetos de extensão são o tema para comemorar o aniversário do curso de Jornalismo UEPG

Em comemoração ao aniversário de 35 anos, o curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa organiza coletânea de textos. A proposta em forma de livro, é coordenada pelos professores Marcelo Bronosky, Ivan Bomfim e Muriel Amaral. O material, escrito em parceria entre professores, ex-professores e acadêmicos, faz parte de uma ação em homenagem aos anos de curso, juntamente com vídeos-relatos - disponíveis nas redes sociais - e um selo comemorativo.

Alunos no laboratório de Telejornalismo antes da suspensão das aulas presenciais. Foto: Milena Oliveira

Criado em 1985, o curso é responsável pela formação de mais de 1000 profissionais. Ao longo da história, diversos professores e colaboradores integraram o quadro do Departamento de Jornalismo (Dejor). A ideia do lançamento surgiu naturalmente, pois a escrita é comum em comemorações da graduação a cada cinco anos. O tema escolhido para a edição foca nos projetos de extensão, os atuais e aqueles desenvolvidos em mais de três décadas. “A extensão é um dos eixos do curso e, neste momento, anda recebendo muita atenção pelos estudantes e professores”, afirma o professor Bronosky ao explicar o motivo da escolha pelos projetos.

Os artigos são de autoria dos coordenadores de projetos e alunos participantes. As páginas discutem sobre a prática da extensão, avaliando dificuldades e colaborações às comunidades atingidas, pois esse é o desafio da extensão. O livro registra seis trabalhos, alguns em conjunto entre docentes e alunos, que tematizam diversas experiências extensionistas nos 35 anos de Jornalismo UEPG e projetos específicos como o Cultura Plural e o Lente Quente.

De acordo com uma das participantes da ação, a estudante Manu Benicio, houve uma maior participação dos professores, mas foi importante para ela participar do projeto. “É importante a participação em projetos de extensão e pesquisa, pois destaca alguns momentos dos 35 anos do Curso”, conclui a coautora do texto sobre a produção fotojornalística do Lente Quente.

A obra será lançada em versão digital e está prevista ainda para o primeiro semestre de 2021. O coordenador avalia a possibilidade de lançar uma cópia impressa. “A versão física ainda está em negociação”, comenta. Outras informações sobre o projeto e o lançamento da coletânea, podem ser encontradas no site do departamento.

Ficha técnica:

Repórter: Tamires Limurci