O Grupo de Pesquisa História, Intelectuais e Educação no Brasil e no contexto internacional (GEPHIED) da UEPG lança, no próximo dia 11/03, às 19h, o livro “Os intelectuais em contextos nacionais e internacionais: campos, fronteiras e disputas”, produzido pelos pesquisadores Névio de Campos e Gerardo Garay Montaner. O evento acontece em formato online. A obra conta com a colaboração de Gisèle Sapiro, professora na França, dentre outros autores e autoras.

O livro é resultado de um projeto de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e Universidad de la República do Uruguay (UdelaR). A obra conta com de parcerias da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), do Centro Europeu de Sociologia e de Ciência Política (CESSP), ambos na França. Os exemplares publicados pela Editora FI, de Porto Alegre, integram o debate de estudiosos dos mais diversos campos sociais de atuação do mundo.

Névio de Campos, que também é professor de Educação da UEPG, explica o processo de criação do livro. “É uma atividade difícil transformar uma pesquisa em livro, tornando-se um grande desafio”, afirma. Mesmo o livro sendo desvalorizado pela avaliação externa, Névio revela que a obra tem uma linguagem essencial, por se preocupar com as fronteiras intelectuais. “Cada autor escreveu seu texto com base em estudos sociais, sobre a figura principal: os intelectuais”, destaca o organizador da coletânea.

A vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e autora de um dos textos da coletânea editorial, Maria Julieta Weber, revela informações sobre o trabalho coletivo existente na obra. “Muitos de nossos doutores e doutoras também participaram da criação da coletânea”, diz a professora, sobre a edição do livro.

O lançamento da obra “Os intelectuais em contextos nacionais e internacionais: campos, fronteiras e disputas”, ocorre através da sala virtual, às 19h. Seguida pela palestra “Os desafios dos estudos dos intelectuais na América Latina”, com o Prof. Dr. Cláudio Suasnábar, da Universidade Nacional de La Plata, da Argentina. O livro de Névio de Campos e de Gerardo Garay Montaner, já está disponível para download na página da Editora FI.

Ficha Técnica:

Repórter: Leriany Barbosa.
Imagem: Reprodução capa do livro.
Edição: André Ribeiro
Supervisão: Sérgio Gadini.